Novo Fórum de Curitiba será construído a toque de caixa

O drama da falta de espaço para as varas cíveis pode estar perto de acabar. O Tribunal de Justiça (TJ) já fez a licitação da primeira parte do projeto do novo Fórum de Curitiba, cuja primeira etapa está prevista para ficar pronta em janeiro do ano que vem. O diretor do Departamento de Engenharia do TJ, Cornelius Unruch, afirmou ontem que a área atual de 8 mil metros quadrados será praticamente duplicada. O novo prédio terá 15.200 metros quadrados. As obras devem começar em três meses. Segundo ele, o projeto será de execução rápida, usando estrutura pré-moldada.

Esta primeira etapa vai ser edificada numa área em que hoje se encontram pequenas edificações. Elas serão demolidas para a construção do novo edifício. A segunda etapa, ainda sem prazo para ser concluída, porém, também seguindo o mesmo padrão de rapidez para acomodar as varas, será desenvolvida na antiga Prisão Provisória do Ahu. No total, o novo projeto, incluindo as suas duas fases, prevê ampliar as instalações do Judiciário da capital para 24.795 metros quadrados. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia do TJ.

Sistema shopping

As características do prédio antigo da Prisão Provisória, na Avenida Anita Garibaldi, serão mantidas, mas suas áreas internas passarão por grande mudança, num sistema semelhante ao que ocorreu com os edifícios históricos que deram origem aos shoppings Müller e Curitiba. O espaço conjunto dos dois edifícios deverá abrigar 37 varas cíveis: 23 em uma edificação e 14 em outra. Cada vara contará com o dobro de espaço físico destinado hoje às varas cíveis de Curitiba.