Novo alerta meteorológico para quatro estados do Sul

Chuva forte poderá causar, a partir de hoje, alagamentos, deslizamentos de encostas e escorregamento de rochas em quatro estados. Alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiu ontem para os órgãos de defesa civil de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a fim de prevenir contra os efeitos da provável ocorrência de chuva forte.

A mudança no tempo é conseqüência da chegada de frente fria ao Sul do País. Os moradores de todo Rio Grande do Sul serão os primeiros que poderão enfrentar problemas por conta do mau tempo, já a partir de hoje. Oeste, centro e sul gaúchos serão as regiões com maior risco da ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora e granizo em áreas localizadas. A partir de amanhã, essa mesma previsão valerá para o noroeste e o norte do Estado.

Em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, os efeitos da frente fria se farão sentir amanhã. Especialmente os habitantes do oeste e do meio-oeste catarinenses, do oeste e do sudoeste paranaenses e do centro-sul do Mato Grosso do Sul deverão conviver com chuva forte, rajadas de vento de até 80 km/h e granizo em áreas localizadas. A previsão é de que, a partir da segunda-feira até a terça-feira, todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná e ainda o centro-sul do Mato Grosso do Sul enfrentem períodos curtos de intensa precipitação pluvial.

Atenção

A Sedec recomenda que a população fique atenta à previsão meteorológica e aos informes divulgados pela imprensa. Esse cuidado deve ser seguido principalmente pelos moradores das áreas de risco – morros, encostas e áreas de baixada. As defesas civis estaduais podem orientar os cidadãos sobre a adoção de medidas preventivas. De acordo com a Escala Beaufort, ventos com até 80 km/h podem causar danos às construções.

Voltar ao topo