O Paraná vai ganhar um importante reforço na conectividade turística nos próximos meses com a homologação da pista estendida do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), válida a partir de 2 de outubro. O terminal agora conta com uma área útil de 2.705 metros, abrindo caminho para novos voos e ampliação da capacidade atual.

continua após a publicidade

A pista passou por transformação por conta de um convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, realizado antes da administração da Motiva. Com 2,7 mil metros de comprimento e 45 de largura, o novo espaço traz mais segurança, capacidade para receber aeronaves com maior número de passageiros e carga, além de possibilitar conexões com destinos mais distantes.

A homologação marca o fim de um processo iniciado em 2021, quando foi finalizada a obra de ampliação que recebeu investimento de R$ 53 milhões. “Fizemos as obras antes da concessão, um objetivo do governador Ratinho Junior na época, e agora a homologação garante voos sem restrições aos Estados Unidos, por exemplo. Foz do Iguaçu já concorria com outros destinos sem voos internacionais. Agora mudamos de patamar”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A concessionária Motiva, responsável pela administração do espaço, investiu mais de R$ 396 milhões em melhorias no terminal. Entre as transformações estão a ampliação de 5 mil m² no terminal de passageiros, nova área de check-in com mais de 30 balcões, sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves, e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as mais utilizadas na aviação comercial.

Movimento nos aeroportos do Paraná

continua após a publicidade

Os aeroportos internacionais do Paraná têm registrado movimento intenso neste ano, tendência que deve crescer com a homologação da pista no oeste. No acumulado entre janeiro e agosto, mais de 5,5 milhões de viajantes passaram pelos terminais internacionais do Paraná. Desse total, o Aeroporto Afonso Pena recebeu mais de 4 milhões de passageiros, enquanto Foz do Iguaçu registrou outros 1,4 milhão.