Neurologista recebe título benemérito

O médico curitibano Paulo Rogério M. de Bittencourt recebe, no próximo dia 30, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. Aos 54 anos, dos quais 26 em atividade em Curitiba, Bittencourt é um dos neurologistas brasileiros mais conhecidos internacionalmente desde a década de 80, por proferir mais de 500 cursos e palestras em todos os continentes e por executar trabalho pioneiro em morte cerebral no Paraná e no Brasil, assim como na ética em pesquisa médica no País.

Esta soma curricular tem beneficiado centenas de cidadãos, especialmente portadores de epilepsia e esclerose múltipla, o que levou a deputada estadual Cida Borghetti (PP) a propor, e a Assembléia Legislativa a aprovar, o título de Cidadão Benemérito do Paraná a Bittencourt, que o receberá em sessão solene no próximo dia 30, às 10h. “É um reconhecimento importante não só ao meu trabalho, mas ao avanço e às conquistas da ciência”, diz o neurologista.

Professor Titular de Doenças do Sistema Nervoso e PhD em Neurologia, Bittencourt trabalhou em organizações em favor de portadores de epilepsia e esclerose múltipla e realizou descobertas que proporcionam melhores condições de vida aos portadores de doenças neurológicas, aos que têm epilepsia, derrames, esclerose lateral amiotrófica e, em especial, esclerose múltipla, como a introdução do eletroencefalograma digital gravado diretamente do córtex cerebral.

O neurologista foi ainda o introdutor do pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas para o tratamento de doenças imunológicas, aquelas nas quais o sistema de anticorpos da pessoa passa a atacar órgãos do próprio corpo, como se fosse um órgão transplantado.