Na UnB, Cristovam Buarque tenta negociar com estudantes

O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) e senador Cristovam Buarque (PDT-DF) informou há pouco que conversou com o Ministério da Justiça para que haja uma solução pacífica na desocupação da reitoria da universidade.

Um grupo de mais de 100 estudantes permanece no local desde quinta-feira (3). A Justiça federal determinou na sexta-feira (4) que a desocupação ocorresse até as 16h30, mas os alunos não deixaram o prédio.

"Falei com o chefe de gabinete do ministro Tarso Genro e ele me disse que vai dialogar. Ele disse que a ordem judicial terá que ser cumprida, mas antes quer dialogar. Disse também que a Polícia Federal está preparada para conversar com os alunos".

Neste momento, o senador está reunido com os estudantes, que só aceitam negociar se a UnB reestabelecer o fornecimento de água e luz para o prédio.

Segundo Cristovam, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, afirmou que a Polícia Militar não vai intervir na situação.

O senador disse ter conversado há pouco com o governador por telefone. "Tem que haver diálogo, a polícia não pode entrar aqui batendo em estudantes".

O senador defende mais tempo nas negociações, pois, segundo ele, "manifestação de estudante não se encerra em um dia".

Voltar ao topo