Município de Quatro Barras chega aos 45 anos

O município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), comemorou ontem 45 anos de emancipação política com um desfile cívico e com o lançamento de um carimbo comemorativo dos Correios. Até 1961, a cidade havia ficado subordinada a três municípios diferentes: primeiro a Curitiba, depois a Campina Grande do Sul e Piraquara.

O carimbo criado pelos correios representa um dos pontos turísticos mais visitados pela população, o Morro do Anhangava. O diretor regional adjunto dos Correios no Paraná, Areovaldo Figueiredo, explica que durante 30 dias as cartas postadas na cidade vão levar o carimbo comemorativo. ?Os carimbos registram fatos locais importantes e as cartas postadas levam para outros lugares a história do município?, comenta.

Carimbo lançado durante a festa de aniversário da cidade.

Segundo o prefeito Roberto Adamoski, nesses 45 anos de emancipação a cidade cresceu muito e a indústria se fortaleceu, gerando empregos para quase toda a população. Agora é o turismo que ganha impulso. Eles estão elaborando um projeto para que os turistas desçam à Estrada da Graciosa entrando pela cidade de Quatro Barras, pois o caminho original corta o centro da cidade. ?O portal na BR-116 é apenas uma das variantes que dão acesso à estrada?, comenta.

Ele explica ainda que 35 quilômetros da estrada – criada pelos índios do litoral que subiam ao planalto para colher pinhão – ficam dentro do município. A cidade também deve ficar mais movimentada com a abertura do Caminho do Itupava, que corta a região.

Prefeito Roberto Adamoski.

Durante a semana também aconteceram outras atividades comemorativas, e hoje acontece a 1.ª Festa do Frango Colonial. O prefeito explica que a ave é mais saudável porque não leva hormônios para estimular o crescimento. Além disso, a cidade também vem apostando na plantação de hortas orgânicas. A população do município em 2004 estava estimada em 19.318 habitantes.

História

O teritórrio era ocupado por por tribos indígenas, pertencentes às famílias lingüísticas jê e tupi-guarani. Os índios foram os precursores dos primeiros caminhos abertos no município. A partir destas trilhas é que foram construídos os caminhos do Itupava e da Graciosa.

Os primeiros colonizadores chegaram à região através de expedições exploradoras ou colonizadoras, interessados na descoberta do ouro. Com o decorrer do tempo, atividades como a criação de gado, a mineração e a exploração de erva-mate, desenvolvidas pelos povoados, foram substanciais para o desenvolvimento do município. Imigrantes italianos, colonos austríacos, poloneses e alemães colonizaram a região. Depois de o município ser subordinado a outras três cidades, ganhou sua independência política em 9 de novembro de 1961. 

Voltar ao topo