Multa de trânsito pode ser aplicada em qualquer cidade

Nos primeiros três meses do ano, 618 motoristas paranaenses foram autuados pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) de Pernambuco, Goiás e Bahia. Em contrapartida, 57 motoristas goianos, 22 baianos e nove pernambucanos foram multados em território paranaense, ficando sujeitos ao pagamento de multa e registro de pontos na carteira.

Esses motoristas foram os primeiros a ser multados por meio do Registro Nacional de Infrações (Renainf), sistema criado em dezembro do ano passado, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para acabar com a impunidade dos motoristas que cometem infrações em outros estados.

O paranaense Rafael Darci Barros é um desses condutores. Ele foi autuado pelo Detran de Goiás no começo do ano por excesso de velocidade e já recebeu a notificação daquele estado em casa. “Fiquei surpreso, pois não sabia ao certo que poderia ser autuado por infrações cometidas em outros estados”, afirma. Segundo Barros, a partir de agora, ele ficará mais atento aos limites de velocidade e demais normas de trânsito em qualquer lugar do Brasil.

Há também o caso de Antônio Gulherme Tormina, de Umuarama, que recebeu notificação de multa pelo Detran de Goiás sem nunca ter ido àquele estado, mas porque não fez a comunicação de venda do veículo. “Quando recebi a notificação, fui logo comunicar ao Detran que o carro não é mais meu”, conta.

Voltar ao topo