Investigação

MP apura se doações a atingidos por tornado em Rio Bonito do Iguaçu foram desviadas

Rio Bonito do Iguaçu ainda tem obras pendentes sete meses depois após tornado
Rio Bonito do Iguaçu, em 12 de novembro de 2025, dias após tornado. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Ministério Público do Paraná (MPPR) está investigando se houve desvio de bens e alimentos doados a moradores atingidos pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, em novembro do ano passado. Na manhã desta quarta-feira (2), foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Assistência Social e no barracão do Centro de Eventos do município, locais que foram usados para armazenar donativos destinados às famílias.

Em nota enviada à Tribuna do Paraná, a prefeitura do município informou que prestou e continuará prestando toda a colaboração necessária às autoridades competentes, garantindo acesso aos locais, documentos e informações solicitados no âmbito das diligências, mas que recebeu a operação com surpresa, “considerando que sempre prestou todas as informações necessárias ao Ministério Público e às demais autoridades”.

Leia a nota na íntegra:

“O Município prestou e continuará prestando toda a colaboração necessária às autoridades competentes, garantindo acesso aos locais, documentos e informações solicitados no âmbito das diligências.

A Administração Municipal ressalta que respeita integralmente a atuação independente das instituições de investigação e controle. Contudo, recebe a medida com surpresa, considerando que sempre prestou todas as informações necessárias ao Ministério Público e às demais autoridades competentes, atendendo às solicitações realizadas.

O Município reafirma que a destinação dos donativos foi realizada de forma correta e com o objetivo de acolher e atender as famílias que mais necessitavam naquele momento, e que eventuais divergências serão devidamente esclarecidas no decorrer da investigação.

Por fim, o Município reafirma seu compromisso com a transparência, a correta destinação dos donativos e dos recursos públicos, a proteção das famílias atingidas pelo tornado e a plena colaboração com as autoridades para que os fatos sejam devidamente esclarecidos.”

Tornado em Rio Bonito do Iguaçu

O tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu no dia 7 de novembro de 2025. Classificado na categoria 3 na escala Fujita, o fenômeno teve ventos que passaram dos 300 km/h, devastando a cidade.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google