Motoristas reclamam da panfletagem nos sinaleiros

A panfletagem está oficialmente proibida em Curitiba. Entretanto, algumas empresas de publicidade conseguiram uma liminar na Justiça e continuam praticando a atividade. Os locais mais visados são os semáforos do centro da cidade, as avenidas principais dos bairros mais afastados e o calçadão da Rua Quinze de Novembro.

Enquanto as empresas divulgam seus produtos e serviços por meio da entrega de panfletos e os panfleteiros conseguem ganhar um dinheiro extra no fim do mês, muitas pessoas se sentem incomodadas com a distribuição dos anúncios e encartes de propaganda. O taxista Alexandre Moscatelli, que diariamente roda cerca de 200 quilômetros pelas ruas da capital, diz que não costuma mais pegar os panfletos. “Em quase todo sinaleiro que paro, chega uma pessoa para distribuir panfletos”, comenta. “É irritante. Se eu pegar todos os panfletos que me oferecem acabo ficando com o carro cheio de lixo.”

Alexandre se queixa também que, muitas vezes, os panfleteiros que agem em sinaleiros costumam ficar no meio da rua e correm o perigo de ser atropelados. “Muitas vezes, o sinal abre para os carros e os panfleteiros continuam na rua”, conta. “Quando percebem o sinal verde, saem correndo no meio dos veículos e atrapalham os motoristas. Já vi muita gente buzinando para eles.”

Quem freqüentemente passa pelo calçadão da Rua Quinze, bem no centro de Curitiba, já está acostumado a ser incomodado por panfleteiros. A cada duzentos metros do calçadão, pode se observar uma pessoa entregando panfletos que oferecem os serviços de tarólogas, telemensagens, cursos de computação, idiomas, entre outros. “Alguns panfleteiros costumam ser desagradáveis, insistindo para que as pessoas peguem os papéis que distribuem ou mesmo empurrando-os para cima de quem passa”, comenta o proprietário das Livrarias Ghignone, José Ghignone, que diariamente caminha pela Quinze.

Na opinião do comerciante, o principal problema da panfletagem é que ela acaba sujando as ruas da cidade. “Os garis são os que mais sofrem com a presença dos panfleteiros”, diz. “Ao longo do calçadão, por exemplo, é comum ver folhetos de propaganda jogados pelo chão.”

Denunciar

A Prefeitura de Curitiba informa que a população pode denunciar a ação de panfleteiros pelo telefone 156 ou nas Ruas da Cidadania. As empresas que não têm liminar para realizar a atividade são multadas em R$ 238. Se houver reincidência, a multa é de R$ 576. Porém, se mesmo após as multas a empresa insistir em distribuir panfletos, poderá ter seu alvará de funcionamento cassado. A administração municipal também está tentando cassar as liminares concedidas às empresas de propaganda que fazem panfletagem pela cidade.

Voltar ao topo