Motoristas de Curitiba têm que optar: prova ou curso

Hoje é o último dia para os motoristas que tiraram a primeira habilitação antes de 1998 renovarem o documento sem a necessidade de freqüentar o curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva, com carga horária de 15h ou de se submeterem à prova promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Vale destacar que a renovação nos moldes antigos só pode ser feita pelos motoristas cujas carteiras vencem daqui a 30 dias ou menos. A expectativa do Detran é que 2,1 milhões de condutores do Paraná passem pelo curso ou pela prova.

Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias, é a vez de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo se adequarem à exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já implantada nas Ciretrans de Campo Largo, Araucária, Ponta Grossa, Imbituva, Carambeí, Castro e Irati. ?Quando o novo código entrou em vigor, em 98, passou-se a exigir dos novos habilitados o curso. Para os habilitados antes de 98, já havia a previsão da implantação do novo sistema.?

A partir de terça-feira, dia 2 de maio, motoristas de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo, no ato da renovação, terão de optar entre se submeter ao curso, ministrado pelos centros de formação de condutores (antigas auto-escolas), ou a uma prova de 30 questões envolvendo Direção Defensiva e Primeiros Socorros, cuja média é 7,0. Se o motorista não obtiver a média em duas tentativas, terá de fazer o curso. ?O teste é feito no Detran e é gratuito. Já o curso é pago e o valor é determinado pelos centros de formação credenciados, que fazem o cálculo em cima do valor da hora/aula?, explica Maria Aparecida.

Para os motoristas que optarem por fazer a prova, cujas datas e horários serão determinados pelo Detran, podem estudar através das apostilas disponibilizadas para download no site www.pr.gov.br/detran.

Dispensados

Além dos condutores habilitados a partir de 98, também estão liberados do curso ou da prova aqueles que já passaram pelo curso de reciclagem ao ultrapassarem os 20 pontos permitidos na carteira de habilitação. Motoristas que comprovarem possuir os cursos de Direção Defensiva ou Primeiros Socorros também estão livres do compromisso.

Voltar ao topo