Moradores de rua ganharão pastoral na capital

Curitiba vai ganhar uma Pastoral do Povo da Rua. A iniciativa foi aprovada pelo arcebispo dom Moacir José Vitti no mês passado e está em fase de organização. Ajudar pessoas a se recuperarem do vício das drogas é uma das principais metas.

Inicialmente, o foco estará em ações com moradores de rua do centro da cidade, como os grupos que se concentram na região da Catedral de Curitiba. ?Queremos estar junto com o povo da rua, escutá-los, dar condições de vida digna a eles e ajudar na luta pelos direitos que eles tem?, afirmou o padre Ilson Hubner, da Congregação da Missão Província do Sul e assessor eclesiástico da Pastoral. A intenção é colaborar com abrigo e ajudar na recuperação das drogas. ?Principalmente à noite, essas pessoas não têm lugar para dormir com segurança. E a presença das drogas é muito forte entre eles, muitas vezes em uso combinado, que é pior ainda?, apontou o padre.

A iniciativa, que tem suporte da Congregação da Missão e da Ordem Franciscana Secular, surgiu para agrupar e aumentar projetos com moradores de rua já realizados na capital. ?Várias entidades religiosas e organizações não-governamentais já possuem um trabalho com os moradores de rua e é isso que estamos tentando organizar, porque trabalhando de forma isolada não se consegue muita coisa?, avalia o padre. Segundo ele, 80% da população de rua de Curitiba é composta por homens adultos, a maioria usuária de drogas.

Por trás da Pastoral, a certeza de que o morador de rua não pode ser encarado como objeto de caridade, mas como autônomo de decisões e participante da sociedade, com quem se deve trabalhar junto e não para eles.

Um convênio com a Prefeitura e entidades sociais já atende cerca de 200 pessoas por dia na Casa de Convivência João Durvalino Borba. Durante o dia, são oferecidas oficinas e feitos trabalhos junto com os moradores de rua. À noite, é servido o jantar e a perspectiva é para que o programa amplie e possam ser oferecidas outras refeições.

Quem quiser fazer parte da iniciativa pode entrar em contato com os organizadores da Pastoral pelo telefone (41) 2105-6300.

Voltar ao topo