Caçadores de notícias

Moradores de conjunto indignados com construção

Entregue há pouco mais de duas semanas, o conjunto habitacional Moradias Boa Esperança III, no Tatuquara, provoca em seus novos moradores dois sentimentos opostos: otimismo e indignação. As mais de 200 famílias, que moravam na ocupação irregular Bela Vista da Ordem, também no Tatuquara, se dizem felizes com as novas casas, mas ao mesmo tempo reclamam dos diversos problemas da infraestrutura que as construções apresentam.

Marislei Pedroso se mudou com o marido e os três filhos para o conjunto há 10 dias. Eles já enfrentam uma série de problemas estruturais dentro da residência. “O maior problema está nas escadas. Em poucos dias toda a estrutura já cedeu e a escada está balançando. Nas junções tem uma série de rachaduras. Até o pessoal que construiu disse que não é pra andar muito nela e nem colocar peso. Mas como vou fazer isso com três crianças dentro de casa?”, questiona.

A dona de casa ainda reclama do acabamento do banheiro. Segundo Marislei, o piso do cômodo foi malfeito e a água do chuveiro invadiu a sala logo no primeiro dia. “Quando fui tomar banho, a água não descia pelo ralo e encheu toda a sala de televisão. No outro dia tivemos que quebrar e trocar por outro piso. Só aí já se foram R$ 200. Ainda tem que trocar a porta, colocar piso na casa toda. Veio tudo sem acabamento. Ao mesmo tempo que você está feliz com o novo lar, você se revolta com os defeitos da casa”, desabafa.

O segurança Henrique Pereira da Silva estava realizando a mudança pra casa nova e logo no primeiro dia já percebeu falhas na estrutura. “Existem várias rachaduras nas portas e janelas e o vaso sanitário não funciona. As tomadas de um quarto também estão queimadas. São coisas pequenas que vão se acumulando e se tornam um grande problema”, afirma.

O aposentado Roberson dos Santos Alves, 66 anos, também teve problemas em sua casa. Ele conta que um dos canos da cozinha estava entupido com concreto. “Quando vi a água voltando, já percebi que tinha encanamento entupido. Não deu outra. Mas nem chamei o pessoal da construtora. Fui lá e desentupi sozinho. É o jeito, né?”, afirma.

Ajustes são comuns

Em nota enviada ao Paraná Online, a Caixa Econômica Federal informa que as unidades estão sendo entregues aos moradores conforme o cronograma definido pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), no período de 13 de novembro a 20 de dezembro. “A Caixa esclarece ainda que o empreendimento está conforme com as normas de projetos para o Programa Minha Casa Minha Vida e as entregas estão sendo acompanhadas pelos técnicos sociais da Cohab, que estão verificando e providenciando eventuais ajustes e necessidades, trâmite comum nos processos de entrega de imóveis”, diz o comunicado.