Moradores da CIC pedem a dragagem do Rio Barigüi

A Rua João Bettega, na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi fechada na noite de ontem por manifestantes que pediam a dragagem do Rio Barigüi. Os descontentes moradores da região queimaram pneus, trancando as passagens no cruzamento da João Bettega com a Rua Cid Campêlo. Foram fechadas ruas em outros três pontos próximos também na CIC, já que, segundo os manifestantes, toda a região é muito castigada quando acontecem chuvas fortes. O temporal do último dia 6 é exemplo disso. Naquele dia muitas pessoas tiveram prejuízos com seu patrimônio, estragado pela água.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, Valdecir Pereira da Silva, disse que os problemas gerados pelas enchentes chegam a atingir 40 mil pessoas. São dez mil famílias que moram em cerca de 40 bairros”, relatou. Silva disse que a população está revoltada com o prefeito Cássio Taniguchi (PFL) e com a abancada de apoio do prefeito na Câmara Municipal, que rejeitou uma proposta do vereador Adenival Gomes (PT) para que seja feita dragagem do Rio Barigüi. “Na campanha o Cássio nos prometeu que ia dar prioridade a obra. Os vereadores não trabalham para o povo pobre”, queixou-se.

Silva destacou que somente este ano o Rio Barigüi já transbordou três vezes. “Eles acusam a gente de sujar o rio, mas por culpa deles mesmos, já que as pessoas não têm educação suficiente para saberem o que devem fazer”, disse o presidente da associação.

Silva reclamou também da falta de asfalto em várias vilas da região. “Também há o problema da legalização de terrenos. Nós pagamos e agora eles não legalizam”, reclamou, destacando que o fechamento das ruas seria somente das 18h às 19h. “Se a situação não se resolver vamos protestar em frente à Prefeitura”, alertou.

Prioridade

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Curitiba, a obra de dragagem do Rio Barigüi é prioridade para 2004. Todavia, há necessidade de se conseguir recursos junto ao governo federal. A assessoria disse que o município vem trabalhando nesse sentido, citando a obra de dragagem no Rio Atuba, que vem sendo feita por partes.

Voltar ao topo