Moderação é preciso nas academias ao ar livre

A maior façanha das academias ao ar livre, desde o início de sua implantação, talvez tenha sido incentivar um público sedentário a iniciar a prática de exercícios físicos. Mesmo aqueles que têm pavor das academias tradicionais já pensaram em se aventurar nos aparelhos espalhados por diversas praças de suas cidades. No entanto, antes de começar as atividades, é necessário tomar alguns cuidados para que o iniciante não passe da conta e acabe sofrendo uma lesão devido ao esforço repentino. Isso vale para qualquer um que esteja iniciando, independente do local, mas a preocupação deve ser reforçada nas academias ao ar livre, onde os exercícios são feitos sem a presença de um instrutor.

Anderson Tozato
César Oliveira: noção veio das aulas em academias fechadas.

Como esses espaços não possuem educadores físicos para acompanhar os exercícios, a orientação do técnico desportivo Luiz Sávio Monteiro de Almeida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é procurar um profissional antes de iniciar as atividades para fazer uma avaliação. “Toda atividade física deveria ter acompanhamento de um profissional, mas como isso não é possível, o ideal é que a pessoa faça uma consulta com um educador físico antes. Quem começa a fazer os exercícios sozinho acha que pode tudo, mas não é bem assim. Só um profissional pode dizer qual a quantidade correta dos movimentos, avaliando qual será o impacto sobre o corpo”, comenta.

Esta foi a medida tomada pela comerciante Vilma Gruber antes de começar a praticar exercícios na academia ao ar livre do Parque Barigui. “Como minha filha é professora de Educação Física, ela me orientou a respeito do tempo que devo fazer em cada aparelho. Apesar de já ter um pouco de experiência de academia, não ia saber sem ela me falar. Seria interessante se tivesse um instrutor aqui”, avalia. A prática anterior de exercícios em academias fechadas antes de trocar pelos espaços ao ar livre também ajudou o estudante César Augusto de Oliveira. “Essas aulas em academia fizeram com que eu já tivesse uma noção de como usar os aparelhos. Por isso, nem me preocupo”.

Almeida alerta que a necessidade desta consulta anterior de começar a praticar exercícios é ainda maior quando o iniciante tem idade avançada ou é obeso. “Uma das principais preocupações no momento do exercício deve ser com as articulações. Ombros e joelhos, se machucados, têm uma recuperação demorada. Se a pessoa é idosa, a força e a repetição do equipamento podem causar lesões que dificultariam até mesmo as tarefas rotineiras da pessoa. No caso das pessoas obesas, o peso interfere bastante devido à sobrecarga nessas articulações”, explica. Além desta orientação, o técnico desportivo dá algumas outras sugestões para que os exercícios, como fazer um bom alongamento, usar roupas adequadas e estar bem hidratado e alimentado.