Missas de Cinzas reúnem 3 mil fiéis

Mais de 3 mil fiéis participaram ontem das Missas de Cinzas celebradas ao longo do dia na Catedral Metropolitana de Curitiba. As orações foram presididas pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto e o cônego Pedro Vilson de Souza.

A data tradicional para os cristãos marcou o início da Quaresma e também o lançamento em todo o país da Campanha de Fraternidade, que neste ano de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o tema é o idoso e o lema é “Vida, esperança e dignidade. Fraternidade e as pessoas idosas”. Desde que foi criada, há 36 anos, pela CNBB, a campanha chama a atenção para os principais problemas que atingem a sociedade. Neste ano, segundo o padre Pedro Vílson de Souza, o objetivo é resgatar a dignidade da pessoa idosa, debatendo as dificuldades como a aposentadoria, medicamentos com altos custos e principalmente a exclusão social. “Temos que incentivar a terceira idade e mostrar que não é um peso para sociedade, mas sim pessoas que contribuíram a vida toda através de seu trabalho e hoje se encontram na situação que todos nós estaremos algum dia”, diz o padre Pedro.

País envelhecido

A população de idosos hoje já representa 8,5% do total da população brasileira, segundo o censo 2000. No Paraná, 809.431 habitantes têm 60 anos ou mais e representam 8,4% de toda a população do estado. Em 1991, o IBGE registrava que 6,8% dos paranaenses tinham mais de 60 anos. A expectativa de vida dos brasileiros também vem crescendo. Em 1990 era de 64,4 anos para homens e 71 anos para mulheres. Hoje, o brasileiro vive, em média, 66,9 anos e a brasileira, 73,8 anos.

Dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) mostram que um em cada cinco paranaenses chefe de família tem 60 anos ou mais e que 271 mil idosos têm alguma ocupação. Em 79% dos municípios do Paraná, a soma do recebimento dos aposentados é maior do que a receita dos municípios.

Ações

Uma das ações concretas da campanha deste ano será mobilizar a sociedade para pedir a aprovação do estatuto do idoso, que tramita na Câmara Federal. Também está programado o dia da Coleta da Solidariedade, no terceiro domingo da quaresma, quando os cristãos poderão contribuir financeiramente para programa sociais de promoção ao idoso. “Vamos tentar despertar a consciência da sociedade com relação aos idosos”, promete o padre Pedro.

Voltar ao topo