Missa celebra Movimento das Capelinhas

Foi celebrada ontem, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, uma missa em ação de graças aos 69 anos do Movimento das Capelinhas. Hoje quase um milhão de pessoas na região de Curitiba recebem a visita da imagem de Maria em suas casas, estimulando a fé através da oração.

?A visita é uma questão de amor. Quem aceita receber uma capelinha, aceita receber Maria em sua casa, e quem recebe Maria, aceita receber Jesus?, diz a presidente do movimento, Yara Camargo Schwarz. Segundo ela, na região de Curitiba existem 8 mil capelinhas e cada uma atende até 30 famílias. A imagem passa 24h em cada casa, sendo levada para  outra residência às 18h, horário tradicional da missa em homenagem à Nossa Senhora. ?Durante a visita da imagem, as famílias costumam se reunir para rezar e refletir sobre a palavra de Deus?, explica Yara.

As pessoas responsáveis por organizar as visitas de Nossa Senhora são chamadas de mensageiras. Elas visitam o bairro e fazem uma lista com o nome de quem quer participar do movimento, além de estimular as orações. Jocélia Maria Pinto, de 46 anos, é mensageira de Maria há cinco anos na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani. Ao falar sobre o trabalho, ela chega a se emocionar e a derramar lágrimas. ?Sinto a presença de Deus mais perto. Chego a me arrepiar quando falo. Eu vejo que as famílias que recebem a imagem sentem a mesma a coisa?, explica.

Maria Conceição Delmônico, de 44 anos, é mensageira há três anos na Paróquia São Rafael na Cidade Industrial, e também tem uma história de fé. ?Aprendi a ser devota de Maria com a minha mãe. O nosso trabalho é gratificante. Me sinto um pouco missionária. Ás vezes as pessoas procuram a gente para conversas, para desabafar?, fala.

Voltar ao topo