Meteorologia prevê frio mais intenso no Paraná

Geou ontem em quase todas as regiões do Estado. Palmas, na região Sul, foi a cidade que registrou a temperatura mais baixa com – 1,6º. Em Curitiba a mínima foi de 2,8º. Mas segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a geada não causou grandes estragos para a agricultura. Outra massa de ar frio chega ao Paraná amanhã e deve baixar mais as temperaturas. Há previsão de mais geadas para hoje.

De acordo com a engenheira agrônoma da Seab, Vera da Rocha Zardo, as lavouras de milho safrinha e café podem ser prejudicadas se geadas mais fortes atingirem as regiões Norte, Noroeste, Oeste e Centro-oeste. As que ocorreram até agora não representaram grande prejuízo. Espera-se a colheita de 4 milhões de toneladas de milho safrinha, sendo 80% plantados nestas regiões e a produção de 2,1 milhões de sacas de café beneficiado. Algumas lavouras de feijão também podem ser atingidas.

Na região Metropolitana de Curitiba muitos agricultores tiveram prejuízos. Hélio Gasparin, que mora na localidade de Ribeirão das Onças, em Colombo, plantou um hectare e meio de verduras. Ele estima que perdeu 80% da produção. Durante a noite o vento tirou a proteção que usava contra a geada.

A previsão é de que a temperatura continue baixa nos próximos cinco dias. Com a chegada de mais uma massa de ar frio, a mínima esperada para amanhã em Curitiba é de 1º e em Palmas de -1º.

Voltar ao topo