Melhora sinalização em cruzamento no Portão

Em dezembro de 2007, O Estado mostrou os problemas existentes no cruzamento entre as Ruas Itatiaia e Frei Gaspar Madre de Deus, no bairro Portão, na capital. O local era pouco sinalizado e ponto de constantes acidentes de trânsito. Pouco mais de um ano depois, a reportagem voltou ao lugar e constatou que está mais bem sinalizado. Porém, isso não tem sido suficiente para resolver todos os transtornos existentes.

Há pouco tempo, a Frei Gaspar, que era uma via de mão dupla, passou a ter mão única. Entretanto, apesar da existência de placas informando a mudança, muita gente entra na contramão. Na última quinta-feira, um ônibus da linha Interbairros quase colidiu de frente com um veículo de passeio que seguia na direção proibida.

“Os motoristas entram na contramão o tempo todo. Já vi guardas de trânsito fiscalizando e multando. Mesmo assim, não respeitam o novo sentido”, comenta o aposentado Manoel Pereira, cuja residência fica localizada no cruzamento. Já os acidentes, bastante comuns no final de 2007, diminuíram. Porém, não deixaram de acontecer.

“Alguns dias antes do Natal, um ônibus quase pegou um motoqueiro no cruzamento. Foi por muito pouco e se a colisão tivesse acontecido, acho que o motoqueiro não teria sobrevivido. Apesar da melhoria na sinalização, as ruas continuam bastante perigosas. Uma nova solução para resolver os problemas deveria ser proposta pela prefeitura”, diz o eletricista Edival de Oliveira, que trabalha em um estabelecimento na Itatiaia.

A população do local teme que os acidentes se tornem intensos novamente com a volta às aulas. “Agora, em janeiro, o trânsito tem sido mais tranquilo no cruzamento porque a Escola Municipal Papa João XXIII (que fica na Rua Itacolomi, paralela à Itatiaia) está fechada. Quando as aulas recomeçarem, o caos deve se instalar novamente”, afirma o funcionário de um lava-car instalado no cruzamento, Nelson Campos.

Urbs

A diretora de trânsito da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A), Rosângela Battistella, informa que, como foi implantado um binário no local, o cruzamento será monitorado até o fim de março. Com isso, será avaliada a necessidade de algum tipo de intervenção ou instalação de redutores de velocidade nas vias.

“Para coibir os abusos dos motoristas, que estão desrespeitando as normas de trânsito indicadas pela sinalização, a Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba) programará ações de fiscalização, reforçando ainda o trabalho de educação e orientação.”

Voltar ao topo