Melhor entre as particulares, Santa Maria tem prova sem data

O Colégio Marista Santa Maria de Curitiba, que obteve a segunda maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 no Paraná e o melhor desempenho entre as escolas particulares do Estado, não foca seu preparo em avaliações e não realizou nenhuma preparação especial para a prova.

De acordo com o diretor educacional da unidade, Everson Caleff, a escola não deseja que os alunos estudem apenas para responder as provas, tanto que realiza avaliações sem data marcada.

Na avaliação dele, o bom desempenho da escola é fruto da filosofia pedagógica, que é aplicada desde o ensino fundamental até o nível médio e da dedicação da equipe docente e discente.

Além de não avisar as datas das provas, a metodologia da escola também não realiza médias das notas nas disciplinas. O diretor explica que os alunos são avaliados em relação aos objetivos didáticos estabelecidos no início de cada trimestre ou do ano letivo. Nessa metodologia, ao invés de obter uma nota em história no trimestre, por exemplo, o aluno terá uma nota para cada conteúdo, como uma nota para a Revolução Industrial, uma nota para a Revolução Francesa e assim por diante.

Caleff explica que as recuperações também são realizadas por objetivo didático, o que não elimina a retenção do aluno na série que está cursando, caso seu desempenho, em conjunto com outros fatores, seja insatisfatório.

Enem

Para o diretor, o Enem representa um avanço em relação às provas de vestibulares tradicionais e também pode mostrar o avanço da educação no Brasil ao longo dos anos.

Ele discorda, no entanto, que o exame favorece a democratização do ensino no país. Caleff pondera que a maioria das melhoras notas são obtidas por escolas particulares, o que facilitaria o ingresso desses estudantes nas universidades.

O fato de o estudante usar o resultado da prova para se candidatar a universidades por todo o país também não seria um fator de democratização. “Nestes casos, só podem estudar fora alunos cujas famílias possam manter o estudante em outras cidades”.

Para o educador, o próprio ranking que mostra os melhores desempenhos da escola particular pode servir para tornar a educação um produto de mercado e passar a ser utilizado para atrair aluno.

Voltar ao topo