Meteorologia

Massa de ar quente ainda pode gerar chuvas no Paraná

A segunda-feira (17) foi marcada por muitas chuvas, desde o início até do fim da manhã, em todo o Estado. As áreas mais atingidas foram o Leste, o Norte Pioneiro e a região dos Campos Gerais, marcando até 70 milímetros de índice pluviométrico. Em Curitiba, o índice que marca a quantidade da chuva, chegou à 28 milímetros. O momento de maior intensidade ocorreu entre 18h e 19h. Alguns semáforos da região central e Alto da XV ficaram desligados.

Segundo a meteorologista do Simepar, Sheila Paz, uma zona de instabilidade se criou devido a uma massa de ar quente vinda da região sudeste do País.  A “frente quente”, como é chamada, trazia muita umidade, o que causou as chuvas. O tempo permanece instável ainda nesta terça-feira (17).

Previsão

As áreas com chuvas diminuíram em relação ao período da manhã desta terça-feira. No entanto, o calor ainda pode gerar núcleos de chuvas leves a moderadas em algumas regiões do Paraná. No município de Morretes, algumas chuvas esparsas aconteceram durante a manhã. A tendência é de que nessa quarta-feira (18) o tempo tenha uma pequena melhora.