Marco das Três Fronteiras faz cem anos

Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras é a primeira construção de Foz do Iguaçu a completar cem anos. A Secretaria de Turismo iniciou esta semana os preparativos para lembrar a data. A primeira ação foi o encaminhamento para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de um pedido de lançamento de selo e carimbo comemorativos para a atração.

O pedido será analisado por uma comissão da direção do Departamento de Filatelia, em Brasília (DF). Se aprovado, os Correios vão abrir uma licitação para os artistas fazerem o desenho gráfico e o lançamento. Por ano são emitidos apenas cerca de vinte selos comemorativos, que ficam em circulação durante dois anos. Após esse período, o material é recolhido para valorizar a peça filatélica, que atrai a atenção dos colecionadores.

A comemoração dos cem anos do Marco das Três Fronteiras será no dia 20 de julho do ano que vem. Até lá, será elaborada uma proposta de revitalização do local. As obras incluirão paisagismo, sinalização, reformas no estacionamento e no mirante.

Segundo a diretora de Planejamento Turístico, Ana Cristina Nóbrega, também deverá ser criada uma logomarca para a data e que fará parte dos painéis que serão montados no Marco, apresentando a história do local.

A Secretaria de Turismo também está fazendo um levantamento de fotos históricas que serão digitalizadas para fazer parte dos painéis. As pessoas que tiverem esse tipo de material, devem entrar em contato pelo telefone (45) 521-1450. Todas as fotos serão devolvidas.

O Marco das Três Fronteiras está localizado a 6 km do centro de Foz e a 23 km das Cataratas, na foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná. O marco brasileiro foi inaugurado a 20 de julho de 1903, juntamente com o marco argentino, através de uma comissão estratégica dos dois países.

O obelisco construído em pedra e cimento, em forma de um triângulo equilátero e pintado com as cores nacionais, estabelece o limite territorial do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

Voltar ao topo