Manual dá dicas para aspirantes a voluntários

Foi lançado ontem, em Curitiba, o Manual do Voluntário do Paraná pelo Conselho das Entidades Sociais do Paraná (Consesp). O órgão congrega 112 entidades, mais de 1,5 mil voluntários e atende cerca de 15 mil pessoas. O manual pretende orientar a sociedade sobre o funcionamento desse tipo de trabalho. O livro será vendido por R$ 5 e a renda revertida para construção de uma sede para cursos de capacitação e atendimento social.

O manual do voluntário relata as principais características desse trabalho e reforça a importância que ele tem para a sociedade. “Muitas pessoas envolvidas com projetos sociais ou que estejam pensando em ser voluntárias poderão conhecer a dinâmica do voluntariado, como e onde servir, quais os direitos e deveres, enfim o que é ser um voluntário”, explica a presidente do Consesp, Rute Yamasaki.

O livro deixa claro quais as responsabilidades tanto do voluntariado quanto das entidades. Explica que as pessoas que se dispõem a ajudar não podem ser consideradas como mão-de-obra qualificada e remunerada. Também não são meros substitutos de funcionários e profissionais e, muito menos, um meio de acesso a um cargo da entidade. “Pelo contrário, ser voluntário é prestar um serviço de livre vontade sem qualquer remuneração, como forma de participar na vida da comunidade e ajudando a melhorar a vida de todos”, comenta Rute.

Um grande passo para Consesp será a construção da sede. O terreno foi doado pela Prefeitura de Curitiba e o projeto desenvolvido por duas arquitetas voluntárias. Mas agora está faltando os materiais de construção e recursos para iniciar a obra. (Elizangela Wroniski)

Serviço: Mais informações sobre o manual pelos telefones (41) 342-6171 ou 243-3273 ou 343-2981.

Voltar ao topo