Mais uma tarde com recorde de frio no Estado

O Instituto Tecnológico Simepar registrou a tarde mais fria do ano ontem. Terça-feira tinha tido a tarde mais fria até então. De acordo com o instituto, a temperatura média foi a mais fria dos últimos dez anos.

Em Curitiba, a máxima não passou dos 8 ºC. A menor máxima da capital havia sido registrada em julho de 2006, quando chegou a apenas 9,3 ºC. Quem mais sofreu com o frio ontem foi a população de Pinhais, na Grande Curitiba, onde a temperatura não passou de 6,6 ºC. A mínima em Curitiba foi de 4,2 ºC, com sensação térmica de 1,2 ºC.

Segundo o Simepar, frio parecido em Pinhais havia sido registrado há 11 anos, quando no dia 5 de julho a máxima chegou a 8,5 ºC. A baixa oscilação da temperatura também persistiu na região dos Campos Gerais.

Em Ponta Grossa, a máxima foi de 7,9 ºC. Quem também precisou reforçar a vestimenta para sair de casa foi a população do litoral. Em Guaratuba, a máxima foi de 10,8 ºC. Já na região de Foz do Iguaçu, a máxima foi de 9,3 ºC.

Já a mínima do Estado foi registrada no município da Lapa, onde a temperatura chegou a 3,5 ºC. Para hoje, a proximidade da massa de ar polar, que avança sobre o norte da Argentina e os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mantém a temperatura baixa. A previsão é de que a mínima do Estado seja confirmada na região de Guarapuava cerca de 3 ºC. Na capital a temperatura varia de 4 ºC a 12 ºC.

Curitiba

Com o clima gelado, os curitibanos têm procurado as mais diversas formas para driblar o frio, se torna um elemento ainda mais incômodo para quem não tem como se abrigar em um ambiente quente.

O pipoqueiro Marco Aurélio Frutuoso conta que precisa se agasalhar para encarar a rotina de 12 horas de trabalho em ambiente externo. Além de ter de enfrentar o frio, ele revela que a garoa espanta a clientela.

O cafezinho é adotado pelo gari Sebastião Siqueira de Freitas, que precisa providenciar um “arsenal” de blusas e agasalhos para suportar o expediente de trabalho que vai até às 22h40. “Tenho que sair de casa com várias meias, luva, cachecol e gorro para conseguir trabalhar”, conta.

Neve

A neve voltou a cair na madrugada de ontem em várias localidades da Serra Gaúcha e em São Joaquim, na serra catarinense, segundo informações da Climatempo. As cidades gaúchas atingidas foram Cambará do Sul e Bom Jesus.

Voltar ao topo