Maestro alemão morre afogado na Ilha do Mel

O que era para ser um passeio na Ilha do Mel, litoral do Estado, acabou se tornando uma tragédia. Ontem, um grupo de aproximadamente 14 alemães foi surpreendido quando se banhava na Praia de Fora, próxima ao Farol da Ilha. Eles foram puxados por uma corrente de retorno e um deles, o maestro Christian Buss, de 39 anos, se afogou e morreu no local.

Os turistas, todos eles músicos da orquestra de sopro Musikverein Echo Ubstadt, estão no Brasil para uma série de apresentações. Eles iriam realizar uma apresentação ontem, em Curitiba, e decidiram conhecer um dos pontos turísticos mais visitados do Paraná.

Por volta das 13h, parte do grupo resolveu entrar na água, quando foram pegos de surpresa pela corrente. De acordo com o major Edenílsom Barros, do Corpo de Bombeiros do litoral, os turistas, por não conhecerem o mar, resolveram nadar contra a corrente, o que contribuiu para que o acidente acontecesse.

 “Se eles soubessem como proceder nessa situação, certamente nada disso teria acontecido. Diante do caso, o que a pessoa tem que fazer é deixar a corrente levar o corpo para depois nadar paralelamente à praia. Agindo assim, a pessoa poupa forças, o que é importante quando se está no mar”, conta.

Os alemães receberam o socorro inicial de surfistas e moradores da ilha conhecidos como “Salva Surf”. De acordo com o major, o Corpo de Bombeiros treina essas pessoas a prestar os primeiros-socorros porque na baixa temporada não há salva-vidas na Ilha do Mel.

Segundo o tenente Durval Tavares Junior, da Força Verde, as pessoas envolvidas no incidente receberam atendimento na própria ilha. Ana Sophie Schreger, de 16 anos, e Daniel Veiht, de 31, foram encaminhados ao Hospital Regional do Litoral, no município de Paranaguá. Os dois não correm risco de morte.

A assessoria de comunicação do Teatro Regina Vogue, em Curitiba, informou que por conta do falecimento do músico a apresentação que ocorreria ontem na capital paranaense foi cancelada.

Eles não souberam informar se outra data será marcada. As datas em Guarapuava, centro do Estado, Foz do Iguaçu, oeste, e no Rio de Janeiro deverão ser canceladas. O grupo era composto por 84 músicos.