Londrina prepara os cemitérios para o Dia de Finados

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) estima que 200 mil pessoas deverão passar pelos cemitérios do município durante o próximo dia 2, quando se comemora o Dia de Finados em todo o país. De acordo com a superintentende da Acesf, Camila Kauam Menezes, os locais estão sendo preparados para receber os visitantes e já foi confirmada a segurança no local. “Entramos em contato com a Polícia Militar que fará a segurança no dia, em todos os cemitérios”, garantiu.
 
Camila informou que os interessados em realizar reformas e construções, pintura e limpeza dos túmulos devem seguir um prazo diferenciado que vai até o final deste mês. “Lembrando que, para reformas, o responsável deve retirar uma licença prévia na Acesf, na avenida Juscelino Kubitschek, nº 2.948, em horário comercial”, observou. Ela disse também que o prazo para as reformas vai até o próximo dia 28, a pintura, até o dia 29 e a limpeza, até o dia 30. “E nos dias 31 e 1º [de novembro], a Acesf vai realizar a limpeza dos cemitérios, a lavagem e pintura das vias, e a roçagem no Jardim da Saudade”, comentou.
 
Conforme ela, o sistema de informações digitalizado, instalado em cada um dos cemitérios desde 2004, será utilizado novamente nos espaços. “O visitante tem esta facilidade, já que ele pode consultar a sepultura pelo nome completo ou pela data de sepultamento, e isto também agiliza o trabalho dos funcionários dos cemitérios”, destacou. Camila informou que serão instalados dois computadores nos cemitérios Jardim da Saudade (região norte) e Padre Anchieta (região leste). “Nos demais, estará disponível um computador”, completou.
 
No ano passado, a média de pessoas que passaram pelos cemitérios de Londrina foi semelhante à expectativa da Acesf para este ano. Ao todo, existem seis cemitérios na área urbana da cidade, sete na área rural e um espaço particular. Os espaços urbanos são o São Paulo, Padre Anchieta e Parque das Oliveiras, ambos na região leste da cidade; o Jardim da Saudade (região norte); além dos cemitérios São Pedro e João XXIII, que ficam na região central.
 
A superintendente destacou que mais de 50 funcionários da entidade vão trabalhar no local. “Solicitamos que as pessoas tomem certos cuidados, jogando dentro dos lixos dos cemitérios, os sacos plásticos ou embalagens de flores e velas. Embalagens plásticas que são levadas até o cruzeiro também podem ocasionar um incêndio”, alertou.
 
Comércio
 
Ambulantes estarão comercializando velas, flores, entre outros itens, nas proximidades dos cemitérios da área urbana. As vagas já foram cedidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina por meio de inscrição prévia e pagamento de taxa de aluguel no valor de R$ 26,43. Das cerca de 300 vagas disponibilizadas, 132 foram preenchidas. “Após o sorteio dos cemitérios, nos quais os ambulantes ficarão durante o dia, que ocorrerá no dia 29 deste mês, a CMTU dará a oportunidade para que outros comerciantes informais se inscrevam”, informou o responsável do setor de Feiras Públicas da companhia, Luciano Daschevi.
 
Dengue

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde também vão estar presentes nos cemitérios municipais durante o Dia de Finados. Segundo o coordenador de Endemias da secretaria, Luiz Alfredo Gonçalves, dois agentes vão estar, em cada cemitério, orientando sobre prevenção contra a dengue e entregando folhetos informativos. “Além disso, equipes vão vistoriar os locais durante esta semana e após o feriado, para garantir que não haja nenhum foco do mosquito Aedes aegypti”, destacou.