Londrina investirá R$ 2,5 milhões em iluminação

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Obras, vai investir cerca de R$ 2,5 milhões na iluminação pública do município. O objetivo é substituir parte das lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio. No início de fevereiro, a secretaria vai reabrir o edital de licitação e a abertura dos envelopes será no dia 27 de fevereiro. Segundo o gerente de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Antônio Sokoloski, a lâmpada de sódio é mais eficiente do que a de mercúrio, que é um elemento tóxico.

“Se uma lâmpada de mercúrio se quebra, o conteúdo, que é tóxico, polui o solo e a água. Já a de sódio é mais eficiente e não prejudica o meio ambiente”, explicou Sokoloski. Segundo ele, o recurso para as obras é proveniente da contribuição de iluminação pública, que é cobrada nas contas de luz, de acordo com o consumo de cada contribuinte. A concorrência tem sete lotes, que são as regiões central, sul, norte, oeste, leste, distritos e patrimônios, além dos entorno das escolas municipais. Segundo ele, as escolas estaduais serão contempladas em uma futura licitação.

Conforme Sokoloski, 95% da área central terá lâmpadas de sódio. “Praticamente toda a região do centro terá a iluminação trocada. Da Leste-Oeste até a Heródoto e da Martin Luther King até a 10 de dezembro”, explicou. Além disso, segundo ele, outros pontos localizados também terão a iluminação substituída, como na Rodovia Carlos João Strass, e outras avenidas importantes em cada região da cidade e distritos. “Todos estes locais também receberão a poda das árvores para que a iluminação noturna não fique comprometida.”

O prazo para o início das obras depende do andamento da licitação. No entanto, explicou o gerente, se tudo correr conforme o previsto, as obras devem começar no final do mês de março, ou início de abril. O prazo máximo para execução da obras varia entre 90 e 120 dias, dependendo de cada lote, conforme o contrato. Atualmente, vários locais da cidade já possuem a iluminação de sódio, como é o caso do quadrilátero central e as avenidas principais.

Antônio Sokoloski ressaltou as vantagem da nova iluminação. Ele enfatizou que as lâmpadas de sódio têm um brilho maior com a mesma potência, ou o mesmo brilho, com uma potência menor. “Além disso, o brilho se mantém ao longo de sua vida útil, o que não ocorre com as de mercúrio, que perdem até 90% do brilho durante a vida útil”, explicou.

A iluminação de sódio contribui ainda na segurança da população. “Uma das melhorias é no tráfego nas ruas e na prevenção de acidentes de trânsito. Além disso, uma iluminação pública melhor encoraja as pessoas a saírem à noite e, por consequência, dá vida noturna à cidade, melhora o comércio e a socialização”, analisou. De acordo com o gerente, as obras devem ser finalizadas ainda no final do primeiro semestre.

 

Voltar ao topo