Litoral terá policiamento reforçado

O governo estadual lançou oficialmente ontem, em Guaratuba, a Operação Viva o Verão 2005/2006, que contará com o reforço de três mil policiais. O governador Roberto Requião aproveitou a ocasião e também assinou autorização para pavimentação das obras da Avenida Paraná, em Guaratuba, e lançou o convênio de desenvolvimento de atividades de saneamento ambiental durante o período de duração da operação que será realizada pelo Estado nos municípios e na Ilha do Mel.

A Operação Viva o Verão contará com cerca de seis mil pessoas trabalhando para melhor atender os veranistas no litoral, Costa Oeste e Costa Norte. Participam as secretarias da Justiça, do Turismo, Relações com a Comunidade, de Obras, Indústria e Comércio, Educação, Cultura, Saúde, Comunicação, Paraná Esporte, Meio Ambiente, Sanepar, Copel, Ipem, DER, entre outros órgãos estaduais e prefeituras.

Uma novidade da Secretaria de Estado da Segurança no litoral este ano é o geoprocessamento, que será utilizado para ajudar os policiais a localizarem os endereços com mais facilidade e atenderem as ocorrências com maior rapidez. Será utilizado pela primeira vez o boletim de ocorrências único, que reúne as informações das duas polícias e permitirá emitir mapas e estatísticas periódicas sobre a criminalidade no litoral para combatê-la rapidamente.

Reforço

O governador entregou ainda ao comando do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar 20 motocicletas e três postos móveis (vans equipadas com equipamentos disponíveis em postos fixos), que serão usados em todo o Estado. Os postos vão atender rodovias que careçam de postos fixos nas regiões de Maringá, Londrina e Cascavel. ?Também teremos um posto móvel no litoral?, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Celso José Mello.

Requião destacou a presença das mulheres, pela primeira vez, no efetivo do Corpo de Bombeiros. São 21 soldados que integram a operação e que estarão atuando nas praias paranaenses nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros. O governador anunciou a ampliação do número de jet-skis para uso dos bombeiros, bem como a autorização para compra de mais quadriciclos para ações preventivas.

Na Operação Verão, poderão ser usadas aeronaves da Força Verde e eventualmente, quando necessário, o helicóptero estará baseado no litoral. ?É esta, sem sombra de dúvida, uma operação que garante ao Paraná, que já tem uma praia belíssima, a temporada mais segura de sua história e a mais segura temporada do mais seguro litoral do Brasil?, afirmou Requião.

Segurança

Lembrando a inauguração de obras da Sanepar em Guaratuba, Requião destacou que saneamento básico é tão importante quanto a segurança da praia, porque significa água limpa. ?Significa saúde para as pessoas que freqüentam o litoral. São R$ 156 milhões de investimentos só em esgoto e saneamento básico?.

O coordenador-geral da operação e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazzari, disse que estão sendo transferidas as estruturas dos órgãos das secretarias para o litoral. ?A idéia é que a gente tenha uma Operação Verão tranqüila e as pessoas aproveitem o nosso litoral. Foi realizado estudo da situação e vamos oferecer trabalho que garanta essa tranqüilidade?, disse.

A operação contará com cerca de três mil policiais e 461 viaturas. Cavalos, cães farejadores, lanchas, jet-skis, quadriciclos auxiliarão os policiais nos trabalhos. Nos finais de semana, o litoral receberá reforço operacional da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Batalhão de Trânsito e da Divisão de Investigações Criminais.

Saúde: turistas também contam com estrutura ampliada

Os turistas que visitarem o litoral paranaense contarão com estrutura completa para atendimento médico nesta temporada de verão. A ampliação do atendimento faz parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde dentro do projeto Operação Viva o Verão, que inicia nesta semana. Em alguns locais especiais, a ampliação se restringe ao Natal, Ano Novo e Carnaval.

Todos os sete municípios do litoral (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá) passarão a contar com pelos menos um posto de atendimento à população com médicos, material de consumo e equipamentos custeados pelo Estado. ?Os veranistas e a população litorânea poderão aproveitar o verão com tranqüilidade. Estamos preparados para atender desde atenção básica até alta complexidade?, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

Durante o verão, estima-se que a população do litoral aumente até dez vezes, alcançando mais de um milhão de habitantes. Para atender a todos, estarão disponíveis três UTI?s móveis do Serviço Integrado de Atendimento de Traumas e Emergências (Siate) em Santa Terezinha, Guaratuba e Matinhos, uma UTI móvel da Secretaria que estará em Paranaguá e atenderá toda a faixa do litoral e um barco UTI, que atenderá os pacientes graves em locais de difícil acesso por terra, como é o caso de Guaraqueçaba.

Neste ano, a população ainda conta com o Hospital Regional do Litoral, antiga Santa Casa de Paranaguá, que possui 70 leitos, aproximadamente 150 funcionários e um pronto-socorro bem equipado com possibilidade de realizar até mesmo cirurgias de alta complexidade.

O diretor da 1.ª Regional de Saúde e coordenador da Operação Verão, Marcelo Capraro, afirma que foi preparada uma estrutura de saúde para que a população que desce ao litoral tenha toda segurança para curtir bons momentos. ?Com o Hospital Regional, temos condições de resolver cerca de 95% dos casos no litoral sem necessidade de transferência para a capital?, explica. Segundo ele, os principais problemas nesta época do ano são afogamentos, traumatismos, bem como intoxicações alimentares, queimaduras solares, insolações e desidratações, entre outros.

 

Voltar ao topo