Litoral do Estado se recupera de enchentes

Ontem o dia foi de limpeza nas ruas e casas do litoral do Paraná atingidas pela chuva do início da semana. Durante a tarde, a água já tinha baixado na maioria dos pontos afetados. Em Guaratuba, as famílias desabrigadas, que estavam em uma escola que serviu como abrigo improvisado, retornaram para suas casas ainda no fim da manhã.

A secretaria municipal de Bem-Estar Social de Guaratuba fez o cadastramento das famílias atingidas, para reposição de colchões, cobertores e alimentos. Ao total, foram distribuídos 50 colchões, 100 cestas básicas e 30 cobertores, além de visitas de assistentes sociais aos locais que ficaram alagados, de acordo com o secretário de Bem-Estar, Luiz Carlos Alves. ?Recebemos 50 famílias no abrigo, mas há muitas que não quiseram deixar suas casas. O número de famílias que precisam de ajuda pode chegar a 300 nos próximos dias, pois muitas estão primeiro limpando as casas para depois procurar reforço?, disse. A orientação é que as famílias atingidas procurem a secretaria em horário comercial, para o cadastramento.

E a preocupação com mais chuvas continua. ?Junto com a Defesa Civil, estamos em alerta para emergências. Temos quatro escolas municipais e dois ginásios de esporte que podem servir de abrigo?, disse o secretário, que também solicitou auxílio do governo estadual.

Caso haja uma nova ocorrência, foi mantido o abrigo montado na escola municipal. ?Deixamos um depósito com colchão, roupas e roupa de cama?, afirmou o diretor de operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Guaratuba, Nivaldo Guerin. A Prefeitura também passou o dia fazendo o trabalho de nivelamento em algumas ruas de areia e a limpeza de valas.

Mar agitado

O alerta do Corpo de Bombeiros é para que embarcações de pequeno e médio porte evitem entrar no mar nos próximos dias. Com a passagem de um ciclone extratropical, o mar deve ficar mais agitado em praticamente toda a costa sul e sudeste do Brasil, segundo o Instituto Meteorológico Simepar. Essas condições permanecem até sábado, quando o ciclone começa a perder intensidade.

Voltar ao topo