Cuide-se

Levantamento aponta sobrepeso como causa da diabetes

Se o número de pessoas acima do peso aumenta, cresce também a prevalência de casos de doenças relacionadas a isso. Os dados recém divulgados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), promovida pelo Ministério da Saúde, deram conta de que 48,3% dos brasileiros e 50% dos habitantes de Curitiba estão acima do peso. Isso leva os profissionais da saúde a projetarem que o índice de diabetes tipo 2 Melitus (que corresponde a 90% dos casos) na população da capital paranaense tenha passado de 7,6% para 10%, em 14 anos.

“O último levantamento da prevalência da diabetes no Brasil é datado de 1998. Mas há uma relação direta com a obesidade, logo é possível calcular que os casos da doença acompanham esse aumento”, explica a diretora administrativa do Centro de Diabetes de Curitiba (CDC), a endocrinologista Luciana Pechmann. A ausência de estatísticas mais freqüentes sobre a diabetes só reforça o quadro de falta de conhecimento sobre a prevenção e o controle.

A consequência disso, é que boa parte da população só busca tratamento, quando os sintomas aparecem. “A diabetes pode ser perfeitamente controlada, porém, a falta de informação e de tratamento adequado acarretam em perda de saúde, já que ela contribui para o surgimento de sérios problemas cardiovasculares”, aponta a médica. De acordo com o CDC, que só em 2011 atendeu 10.250 pacientes, a diabetes aumenta em cinco vezes as chances de se desenvolver algum problema cardíaco ou circulatório.

E se a obesidade está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento da diabetes, sedentarismo e má alimentação também se constituem nos principais vilões dessa história. “É por isso que tanto para evitar quanto para controlar a diabetes a principal recomendação é praticar atividades físicas com regularidade, evitar alimentos refinados e ingerir cinco porções diárias entre frutas e verduras”, recomenda Luciana.

No CDC, periodicamente, são realizados encontros para promover a educação gratuita de pacientes e pessoas interessadas no tema. Além das palestras semanais, realizadas para um público de até oito pessoas, mensalmente são realizados eventos. O próximo será no dia 12 de maio, das 8h30 às 11h30, no auditório do Hospital Nossa Senhora das Graças. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3023-1252.

Fique de olho
Os sintomas da diabetes são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem em longo prazo. Preste atenção a algumas características vinculadas ao aumento da glicemia:

– Sede excessiva;
– Aumento do volume da urina;
– Fadiga, fraqueza, tonturas;
– Visão borrada;
– Problemas de circulação ou cardíacos

 

Voltar ao topo