Lançada a Olimpíada da Língua Portuguesa no Paraná

Escolas da rede pública do Paraná têm até o dia 14 de maio para se inscreverem na Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovida pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação. O projeto amplia as competências de leitura e escrita dos estudantes das escolas municipais e estaduais. Isto acontece por meio da formação de professores, que trabalham estes conteúdos com todos os seus estudantes dentro das salas de aula. O lançamento da Olimpíada para a Região Sul aconteceu ontem, em Curitiba.

Na primeira edição, em 2008, foram 3.619 escolas paranaenses inscritas no programa, o equivalente a 64% do total de escolas da rede pública do Estado. Entre os vencedores da etapa nacional estavam duas paranaenses: Sheron Ribeiro Uron, do Colégio Sagrada Família, de Campo Largo (categoria Memória); e Mariane Cheli de Oliveira, do Colégio Dulio Beltrão, da cidade de Tamboara, região sudoeste do Estado (categoria Opinião).

A meta da Olimpíada em 2010 é atingir 80 mil escolas de 5.450 municípios de todo o País. Estima-se que nove milhões de estudantes serão envolvidos nas oficinas de leitura e de produção de texto. “São várias novidades para este ano. A Olimpíada cresceu e colocamos mais um gênero: a crônica. Outra novidade foi o envio, pelo MEC, de material para todas as escolas públicas. Em 2008, primeiro as escolas se inscreviam e depois recebiam o material”, afirma a diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patricio.

Os alunos de 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental trabalham com poema; 7.ª e 8.ª séries, com o gênero memórias; 9.ª série do Ensino Fundamental e 1.º ano do Ensino Médio, crônica; e 2.º e 3.º anos do Ensino Médio, artigo de opinião. Ao longo do ano, os textos produzidos pelos alunos vão passar por cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Serão vinte vencedores na última fase da Olímpiada. Eles vão receber medalhas, computadores e impressoras. As escolas deles ganharão laboratórios de informática. Cada um com dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para biblioteca. São quatro possibilidades para efeturar a inscrição, todas pela internet, nos sites: www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.cenpec.org.br ou www.escrevendoofuturo.org.br.