Lactec vai debater uso do biodiesel para a produção de energia elétrica

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai promover, na próxima terça-feira (13), um evento de discussões e palestras sobre o uso do biodiesel na geração de energia elétrica. O II Workshop da Rede Bioenerg reunirá profissionais em bioenergia que vão expor experiências e usos do biocombustível. O evento vai marcar também a inauguração de um grupo gerador operando a biodiesel puro (B100), equipamento de energia elétrica com capacidade para suprir parte da demanda do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) do Lactec.

O Workshop é uma parceria do Lactec com o CNPq, Copel, UFPR e UTFPR, Maquigeral e Brasilecodiesel. Profissionais da Secretaria da Agricultura e do Iapar irão apresentar o Programa Paranaense de Bioenergia (Biodiesel e Agricultura Familiar) e plantas oleaginosas para produção de biodiesel no Paraná. A UFPR irá mostrar as principais tecnologias para produção de biodiesel em pequena e larga escala e pesquisadores do Lactec, da UTFPR e do Tecpar irão palestrar sobre a qualidade do biocombustível e o desempenho do combustível em grupos geradores.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Tecnologia em Materiais do Lactec, Helena Maria Wilhelm, coordenadora da Rede Bioenerg, o Workshop pretende disseminar – além do uso do biocombustível no setor elétrico ? a importância deste na agricultura familiar paranaense. \"Com a substituição parcial ou total do óleo diesel pelo biodiesel em grupos geradores remotos, isolados ou emergenciais, as concessionárias de energia elétrica vão contribuir para a auto-sustentabilidade do país. O biodiesel é um combustível renovável, ecologicamente correto e, que pode gerar muitas oportunidades para o pequeno produtor rural\", afirma a pesquisadora.

Segundo Helena o equipamento que vai funcionar no Leme representa um avanço no uso do biodiesel no setor energético. ?Eu desconheço o uso de biodiesel puro em grupos geradores nas concessionárias de energia elétrica do país. Elas ainda se mostram resistentes ao combustível ou misturas com diesel devido à falta de parâmetros técnicos que comprovem seu desempenho. Nós vamos monitorar o equipamento instalado no Leme para avaliar a viabilidade técnica do uso do biodiesel na geração de energia elétrica para esclarecer pelo menos parte das dúvidas levantadas pelas concessionárias?, explica.

Helena afirma que estudos do Lactec já comprovaram alguns aspectos da economia gerada pela nova tecnologia. ?O que nós já sabemos é que a utilização do biodiesel em substituição ao óleo diesel gera uma redução nos teores de material sólido que sobra da combustão do combustível e de gases de efeito estufa?, completa a pesquisadora.

O II Workshop da Rede Bioenerg será realizado no Salão das Araucárias do Lactec, na Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, em Curitiba. O Lactec fica dentro do complexo do Cietep – Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: silvia@lactec.org.br ou pelo telefone 41 3361-6129 até as 12:00 de sexta-feira (09). O Workshop terá início às 08h00 e término previsto para as 18h00.

Voltar ao topo