A H1N1

Lacen confirma mais 94 novos casos da nova gripe no Estado

Do total de 450 amostras da gripe H1N1 analisadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR), foram confirmados 94 novos casos da doença nesta quarta-feira (28). Agora, sobem para 180 os casos da gripe A no Estado, com 4 mortes.

Em Curitiba, foram registrados 111 casos. Foz do Iguaçu e Ponta Grossa registraram 12 casos, seguido de Londrina, com 7, Cascavel, com 6 e Irati e Cornélio Procópio, com 5 casos da nova gripe. Apucarana tem 4 casos e Campo Mourão, 3. Pato Branco e Maginá tem 2 registros e Toledo, Umuarama, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória tem 1 caso de gripe H1N1.

Desde a última segunda-feira, o Lacen é o quarto laboratório brasileiro credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer os diagnósticos da nova gripe. Minas Gerais e Rio Grande do Sul reivindicam o credenciamento de laboratórios estaduais para fazer seus próprios exames.

No total, o Lacen-PR tem mais de 1.250 amostras para análise. Pacientes em estado grave e casos de morte serão priorizados nos exames, que levam uma média de 48 horas para ficarem prontos. Até agora, as análises do Paraná eram encaminhados ao laboratório da Fiocruz (RJ), que concentrava a análise de oito estados.

Com capacidade para realizar de 120 a 150 por dia, o Lacen-PR começou a estocar as análises do Estado desde o dia 16, a pedido da Fiocruz. Outros 300 ainda estão na Fiocruz e ainda não se sabe se vão permanecer lá ou se voltarão para serem feitos no Paraná. Diferente do que ocorria no início da pandemia, agora só serão coletados e enviados para análise de pacientes graves e óbitos.

Até agora, 95,4% dos casos de gripe suína confirmados no Paraná se recuperaram. De 2004 a 2008, quando ainda não existia o vírus H1N1, o Estado registrou uma média de 247 mortes decorrentes de gripe sazonal somente no mês de julho. O pico foi em julho de 2006, com 290 mortes.

Voltar ao topo