Ka levou multa enquanto estava no pátio do Detran

O publicitário José Fernando Lopes viveu uma situação no mínimo inusitada este mês. Seu carro, um Ka, foi multado por ultrapassar o sinal vermelho no cruzamento da Avenida Iguaçu com a Rua Bento Viana, em Curitiba, às 20h15 do dia 12 de janeiro. O detalhe é que nesse dia o carro de Lopes estava apreendido e dentro do pátio do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná).

Lopes contou que no dia 9 de janeiro a placa de seu automóvel sumiu. Sem saber se foi roubo, perda ou furto, ele registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. No dia 10, andando com apenas a placa traseira, ele foi pego em uma blitz e seu veículo foi recolhido. “Paguei a taxa para retirar o veículo só na segunda-feira, dia 13. Não é possível que alguém tenha me multado se o carro não estava comigo. A única hipótese é que alguém pegou meu Ka e saiu andando por ai”, disparou.

Lopes contou que esta semana recebeu duas multas no valor de R$191,00. Uma delas é sobre o avanço do sinal vermelho, já a outra é por andar sem nenhuma das duas placas. Como estava com uma das placas no carro, o publicitário procurou o Detran para recorrer das duas multas. “Eles me disseram que a multa do sinal vermelho só poderia ser cancelada pela Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba). Fico indignado em ter que provar que o carro estava preso naquele dia. As coisas se inverteram: parece que todo mundo é culpado até que se prove o contrário”, reclamou indignado, lembrando que já chegou a ser multado por dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. “Multaram-me por isto em setembro. Eu não tinha celular, só o comprei em novembro”, contou.

Clonagem

A assessoria de comunicação da Diretran explicou que o recomendado é que Lopes leve ao órgão a documentação que comprova que no dia 12 de janeiro o veículo estava no pátio do Detran. Assim, poderá pedir o arquivamento da multa. A assessoria informou que a multa foi dada por um policial militar e posteriormente encaminhada à Diretran. A Diretoria de Trânsito levantou a possibilidade de um outro carro estar usando a placa do Ka de Lopes. Por isto, recomendou também ao motorista fazer um novo boletim de ocorrência, sobre o risco de outro veículo estar rodando com a placa furtada. Assim há a possibilidade de se achar o suposto clone do carro.

Voltar ao topo