Justiça nega recurso da Prefeitura no caso do metrô de Curitiba

A Justiça negou o recurso interposto pela Procuradoria do Município de Curitiba para tentar reverter os efeitos da liminar que suspendeu a abertura de preços da licitação do projeto do metrô. Com isso, não há previsão de quando a concorrência pública terá continuidade.

A licitação foi suspensa depois que um dos consórcios concorrentes ao lote 1, desclassificado na primeira etapa do processo, obteve decisão favorável da Justiça à suspensão do processo.

A Procuradoria ainda tinha expectativas de realizar ontem a abertura dos envelopes, no aguardo de uma possível resposta positiva da Justiça. No entanto, como o agravo de instrumento que havia sido colocado pelos advogados da Prefeitura foi negado, a liminar obtida pelo consórcio SEP continua valendo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Procuradoria deve aguardar o julgamento do mérito da ação – uma vez que até o momento somente a liminar foi julgada – e, enquanto isso, estudar uma nova alternativa de recurso que tente viabilizar o andamento da licitação. O SEP entrou na Justiça porque acredita ter sido lesado ao ser desclassificado do processo de licitação. De acordo com o representante Jaime Waisman, o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) teria prejudicado o consórcio ao considerá-lo inapto na qualificação técnica antes da etapa que analisaria este tópico. Já o Ippuc afirma que a desclassificação aconteceu por falta de entrega de documentos. O juiz entendeu que seria válido suspender a licitação porque a desclassificação não teria observado o principio da isonomia entre os candidatos, no caso o SEP e o consórcio Novo Modal.

Linha Verde

As obras para implantação de algumas das estações do transporte coletivo da Linha Verde já foram iniciadas. São elas as estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano, onde estão sendo feitas terraplenagem, aplicação de concreto e pavimentação de pistas de acesso. No trecho de 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico serão implantadas ainda as estações Avenida das Torres, PUC e UFPR. A Linha Verde permitirá a ampliação da rede de canaletas em 25%, passando de 72 quilômetros para 90 quilômetros. 

Voltar ao topo