Justiça condena empresas por poluição de solo

A Justiça de São José dos Pinhais, condenou, esse mês, 75 empresas acusadas de poluir o solo de três bairros da cidade (Guatupê, Barro Preto e Xingu), desde 2000.

De acordo com a justiça da comarca, nove anos após o início de uma ação civil pública – promovida pelo Ministério Público do Paraná -, ficou decidido que as empresas condenadas deverão pagar, juntas, um montante de R$ 4 milhões.

Segundo o promotor de Justiça de São José dos Pinhais, Divonsir José Borges, as empresas condenadas atuam principalmente no ramo de automóveis. “Elas deverão pagar esse valor e ainda recuperar áreas onde foram encontrados tambores contendo material tóxico”, diz.

Segundo Borges, esse material, composto basicamente de borra de tinta, contribuiu para contaminação do solo e do lençol freático, fato comprovado por uma análise feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As análises constataram que a região compreendida entre os bairros Guatupê, Barro Preto e Xingu está contaminada por metais pesados e hidrocarbonetos, elementos que podem trazer riscos ao meio ambiente e à saúde da população que mora próxima aos locais afetados.