Jornaleiros festejam dia com jantar

Comemora-se amanhã o Dia do Jornaleiro. No Paraná, são cerca de 1.800 . Segundo o diretor financeiro do Sindicato, Dorival Carneiro, o maior problema enfrentado pelos jornaleiros é a redução do poder de compra da população. Ele conta que, ao contrário do que acontecia antigamente, as pessoas não chegam mais na banca de jornais ou revistas para escolher periódicos para toda a família. “Atualmente, o baixo poder aquisitivo faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de escolher uma revista ou jornal”, revela.

O grande desafio para os profissionais da área, na opinião de Dorival, é deixarem de vender apenas revistas e jornais, mas também oferecer serviços ao público. “O Sindicato procura os incentivar a informatizar as bancas, criar serviços de entrega, melhorar o atendimento, trabalhar com novos produtos, entre outras coisas”.

Foi fechado, no mês de julho, um convênio entre o Sindicato, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para financiamento da banca e capital de giro aos jornaleiros, “com juros bastante baixos”.

Neste ano, as comemorações em Curitiba irão acontecer no dia 2 de outubro. jornaleiros e seus familiares participam de um jantar no restaurante Madalosso, no bairro italiano de Santa Felicidade. Na ocasião, será feita uma homenagem ao jornalista e antigo editor-chefe do jornal Tribuna do Paraná, Carlos Roberto Tavares (Charles), que faleceu no início deste ano.

Voltar ao topo