Mudanças

Jornal Tribuna do Paraná chega às bancas de cara nova

A Tribuna do Paraná chega às bancas de cara nova. Quem adquiriu o jornal hoje pôde perceber que ele está muito mais moderno, bonito, de fácil leitura e alinhado com as tendências do mercado editorial. A mudança, que envolve alterações gráficas e estruturais, veio para melhor atender às expectativas de leitores e anunciantes.

“O novo projeto gráfico é uma adaptação à nova realidade da comunicação e faz com que a Tribuna tenha seu visual atualizado, proporcionando maior facilidade de leitura. Com as mudanças, o jornal se une ainda mais ao site Paraná Online e melhor valoriza seus anunciantes”, comenta o diretor-presidente do grupo que leva seu nome, Paulo Pimentel.

A partir de hoje, a Tribuna deixa de ter apenas um logotipo e passa a ter uma logomarca. Trata-se da letra “T” estilizada, através da qual os leitores poderão identificar ainda mais facilmente o jornal nas bancas. A cor vermelha, já característica do veículo, foi mantida. “Para que as mudanças fossem realizadas, pesquisamos o que há de mais moderno no mercado editorial. A Tribuna, que já é líder, passa por uma grande inovação”, afirma a diretora-geral do Grupo Paulo Pimentel, Vera Lúcia Lunardelli Pimentel.

O jornal também passa a contar com onze novas fontes, do tipo Interstate, e ter um espaçamento maior entre reportagens não correlatas. “As novas fontes dão mais força principalmente às manchetes do jornal. Já o espaçamento transforma a maneira como as colunas são trabalhadas, proporcionando hierarquização das matérias. Fica bem mais definido o que é matéria principal, secundária e terciária”, diz o designer gráfico Osvalter Urbinati, responsável pelo novo projeto.

Editorias

Outra mudança é que o jornal passa a ter quatro editorias fixas: Dia a Dia, Pop, Esporte e Segurança pública. Isto irá facilitar a localização das matérias pelo leitor. “Será dada prioridade editorial aos assuntos locais. Apesar de os pilares do jornal estarem sendo mantidos, a Tribuna nunca passou por tantas mudanças. Foram oito meses de trabalho para deixar o jornal ainda melhor. Tudo foi feito por uma equipe que tem paixão pelo que realiza”, declara o diretor de redação da Tribuna, Rafael Tavares de Mello.

O novo projeto gráfico, na opinião do secretário de redação do jornal, Armindo Berri, reforça a preocupação da Tribuna em proporcionar uma leitura fácil, agradável e rica em conteúdo. “Estou há 32 anos no jornal e já passei pelas fases standard e berliner. Agora, estamos passando por uma terceira fase, que é a primeira mudança do berliner. Isto só vai reforçar ainda mais a imagem positiva que a Tribuna tem entre seus leitores”.