Itaipu amplia segurança e terá Núcleo da Polícia Marítima

A Itaipu Binacional e o Departamento de Polícia Federal assinaram, hoje, um convênio para implantação, em Foz do Iguaçu, do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom). Este núcleo ficará encarregado pelo policiamento ostensivo do Reservatório de Itaipu e das áreas de preservação ambiental da usina, em território brasileiro. O Nepom prevenirá e reprimirá o contrabando e o descaminho, o tráfico de drogas, de armas e munições, além de agressões ambientais, entre outras ações.

O convênio com a Polícia Federal faz parte de uma série de medidas adotadas por Itaipu para ampliar e melhorar todo o sistema de segurança da usina e sua área de influência, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Antonio José Correia Ribas.

Além dos equipamentos a serem utilizados pelo Nepom, Itaipu, por sua conta, instalou novos sistemas de segurança, o que inclui até mesmo a utilização de um radar, além de cercas eletrificadas. E, já em fase de conclusão, estão centros de tevê que operam 109 câmeras fixas e 13 câmeras móveis.

O convênio que será assinado entre Itaipu e a Polícia Federal prevê o policiamento ostensivo das vias navegáveis do reservatório e do Rio Paraná, desde a barragem até a Ponte Internacional da Amizade, em águas e território brasileiros. Também participa do convênio o Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas (UNDCP).

Voltar ao topo