Ippuc vai estudar a mobilidade urbana em Curitiba

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realizará quatro diferentes tipos de pesquisas entre os meses de março e junho deste ano, com o objetivo de aprofundar conhecimentos na área de mobilidade urbana.

As pesquisas são contagem de embarque e desembarque em estações intermediárias e Terminais de Transporte Coletivo do Eixo Norte-Sul; velocidade e retardamento em 38 rotas de tráfego de Curitiba; perfil dos usuários de bicicleta e contagem de veículos e bicicletas em 80 pontos da cidade e perfil das empresas de serviço de cargas.

Para a realização de pesquisa de contagem de embarque e desembarque em estações intermediárias e Terminais de Transporte Coletivo do Eixo Norte-Sul (Santa Cândida/CIC-Sul), a ser realizada neste mês, o Ippuc está treinando 162 pessoas.

Essa pesquisa oferecerá subsídios ao projeto do Metrô de Curitiba e ao plano de mobilidade, com a conceituação funcional e operacional do sistema Norte Sul e dimensionamento das estações.

Ainda em março, será realizada uma pesquisa de velocidade e retardamento em 38 rotas de tráfego de Curitiba.

Todos os dados recolhidos permitirão aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento de 80% do tráfego da capital, oferecendo subsídios à melhoria do tráfego e ao plano de mobilidade.

Nos meses de abril, maio e junho serão realizadas entrevistas com usuários de bicicleta e contagem de veículos e bicicletas em 80 pontos, com o objetivo de oferecer informações para ampliação da rede cicloviária.

Com o mesmo objetivo e no mesmo período – aos domingos – será realizada pesquisa em 30 pontos com freqüentadores dos parques para definir perfil dos usuários de bicicletas nos parques da cidade.

Também em abril e maio serão realizadas entrevistas nas empresas de serviço de cargas, em 235 locais (amostra de 10%), em Curitiba e Região Metropolitana com o objetivo de conhecer roteiros da circulação de mercadorias.

Voltar ao topo