Interditados lotes de salsichão contaminados com botulismo

A Secretaria da Saúde determinou a interdição cautelar de todos os lotes do Salsichão Piquiri em nylon, fabricado pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda de Alto Piquiri e alerta aos consumidores que possuem o produto em casa para que não o consuma.

Segundo investigação da Secretaria, o produto está relacionado com quatro casos de botulismo em Alto Piquiri e Iporã, sendo que em três deles há confirmação clínica e histórico de ingestão do produto.

Dois pacientes morreram e dois encontram-se em recuperação, após receberem o soro antibotulínico. Desde a semana passada, equipes da vigilância sanitária estadual e dos municípios estão percorrendo o comércio da região para a interdição do produto.

Amostras do salsichão também foram colhidas para análise laboratorial. A empresa informou à Secretaria que paralisou a produção e irá recolher o produto do mercado.

Botulismo: O botulismo é uma doença grave causada pela ingestão da toxina botulínica presente em alimentos embutidos, enlatados e em conserva produzidos em condições sanitárias precárias, o que permite a germinação do esporo da bactéria Clostridium botulinum.

Os principais sintomas são visão turva, visão dupla, saliva grossa, insuficiência respiratória, dificuldade para falar e engolir, náusea, vômito, diarréia, dor abdominal, vertigem, tontura e paralisia, que podem ocorrer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado. O tratamento ocorre em regime hospitalar com soro específico. 60% dos casos sem tratamento evoluem para a morte.

A empresa deverá ressarcir os consumidores. As pessoas que tiverem dúvidas podem procurar a Regional de Saúde responsável pelo seu município para mais informações