Instituição abre espaço para a cultura

O Centro Paranaense Feminino de Cultura, fundado em 1933, é uma das mais antigas instituições culturais de Curitiba. É um espaço de referência, quando se fala em promoção cultural. Tem concertos e recitais de música erudita, lançamentos literários, palestras, debates, cursos de artes cênicas, música e literatura.

?A criação do Centro Feminino de Cultura surgiu do grupo de mulheres que estavam à frente de seu tempo, buscando incentivar o crescimento intelectual e a maior participação da mulher em todos os setores da vida pública?, conta a presidente da entidade, Chloris Casagrande Justen, que preside a instituição desde 1992.

Inaugurada em 2001, a sede na Rua Visconde do Rio Branco ocupa três pavimentos, possui uma biblioteca com mais de dez mil livros – a maioria de autoras paranaenses -, várias salas para cursos e outros eventos e auditório para 85 pessoas.

O Centro mantém um convênio de cooperação técnica com a Fundação Cultural de Curitiba, com a finalidade de estimular as programações culturais. No calendário anual estão a Festa da Primavera e o Bloomsday. A primeira acontece em setembro e relembra uma antiga festividade do meio literário e intelectual curitibano. A segunda é comemorada há sete anos, sempre no dia 16 de junho. Trata-se de uma homenagem ao escritor James Joyce (1882-1941), na data alusiva ao seu romance mais importante, Ulysses, lançado em 1922.

Voltar ao topo