Início de ano é momento de escolher a escola para os filhos

Uma das grandes preocupações de início de ano é o da escolha das escolas para os filhos. Conhecer o que o estabelecimento de ensino oferece é primordial para assegurar que o futuro de suas crianças será o melhor possível. Porém, não se pode delegar esta responsabilidade apenas à escola. É preciso que os pais participem ativamente da vida escolar.

De acordo com a coordenadora nacional de 8.ª série e ensino médio da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, Marli Mendes, é primordial que os pais conheçam a proposta pedagógica da instituição de ensino.

“Os pais devem saber o que a escola pode oferecer ao seu filho. É interessante ver se promove cursos de atualização para os professores, se valoriza trabalhos de formação humana, se oferece cursos extracurriculares, se prepara não apenas para vestibulares, exames, entre outros, mas também para a vida”, revela.

Outro ponto que Mendes destaca é saber como se dá a relação entre escola e pais. “Não adianta deixar a educação sob responsabilidade apenas da escola. É preciso que os pais participem. Por exemplo, aqui contamos com um professor regente, que verifica quando o aluno está com algum problema. Detectando isso, nós chamamos os pais para uma conversa”, informa.

Lente

O diretor educacional do Colégio Marista Santa Maria, Flávio Antônio Sandi, corrobora que é necessário ver como a escola concebe a aprendizagem da criança e do adolescente.

“O conhecimento é uma lente pela qual a gente vê o mundo. Ele deve ser sempre um meio para compreender o que acontece ao nosso redor e não somente um fim em si. Acredito que os pais devam privilegiar uma escola que dá conta dessa concepção de ensino”, avalia.

Sandi diz ainda que a estrutura física também deve ser levada em consideração. “Vale a pena os pais visitarem as instalações das escolas, ver como é a biblioteca, salas de aula e de diferentes tipos de mídia, como computação, entre outros, para saber o que seus filhos terão à disposição para um melhor aprendizado”, encerra.

Voltar ao topo