Prevenção

Infrações aumentaram 14% entre 2010 e 2011 no Paraná

As infrações de trânsito aumentaram 14% entre 2010 e 2011 no Paraná. É o que apresenta o Anuário do Detran-PR referente ao ano passado, que revela o avanço do sinal vermelho como uma das ocorrências que mais cresceu entre os motoristas (27%). Também figura entre as principais infrações a velocidade superior à máxima permitida em 20% a 50%, que aumentou 25,9%, a falta do uso do cinto de segurança (15,5%), além da ausência de registro e de licenciamento (14,7%).

Na avaliação do diretor geral do Detran-PR, Marcos Traad, os números representam o aumento na fiscalização. Ele acredita que essa questão também influenciou a queda nas infrações relacionadas ao estacionamento em locais indevidos, que teve redução de 10,7%. Por questões jurídicas, a Urbs não pode multar infrações de trânsito desde setembro do ano passado, atribuição repassada à Diretran até a criação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), mas causou impactos no balanço final de multas.

Prevenção

O levantamento remete ainda à displicência por parte dos motoristas. Dados do Detran-PR, desde 2007, mostram que as 10 principais infrações de trânsito paranaenses são basicamente as mesmas e crescem ano a ano. “A maioria das infrações tem sinalização para que não aconteça. Isso demonstra que falta de atenção dos motoristas e a necessidade de conduta preventiva. O problema da conduta no trânsito é coletivo, no entanto, envolve a ação individual”, avalia ao ressaltar o risco que implica o avanço do sinal vermelho e a falta do cinto de segurança.

Para evitar que os números cresçam ainda mais, o órgão pretende lançar campanhas permanentes de educação no trânsito, em parceria com secretarias estaduais.

Voltar ao topo