Informática conquista a terceira idade

Mexer com o computador e navegar pela internet não são apenas privilégios dos mais jovens. A cada ano que passa, a informática desperta mais interesse de pessoas que estão na terceira idade. O fato é comprovado pela grande quantidade de senhores e senhoras com mais de 65 anos que procuram os cursos de Word, Windows, Excel, PowerPoint e Internet oferecidos pelo Sesc Água Verde, em Curitiba.

No local, existem até turmas especiais voltadas à terceira idade: “As pessoas mais idosas querem continuar aprendendo e se atualizando. Por isso, damos um atendimento especial e mesmo individualizado a elas, respeitando o tempo de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas”, comenta o professor de informática do Sesc, Ricardo Gozdziejewski Filho.

Na maioria das vezes, os idosos não procuram aprender informática por motivos profissionais, mas para ampliar sua rede de relacionamentos e mesmo se comunicar melhor com filhos e netos. A terapeuta natural Celda Maria da Costa e Silva, de 72 anos, resolveu aprender para adquirir maior autonomia. Ela tem computador em casa e, antes de fazer curso de informática, precisava sempre do auxílio dos netos para utilizar o equipamento: “Sempre que eu queria fazer alguma coisa no computador tinha que pedir para que meus netos me ajudassem. Hoje, já sei lidar com disquete, gravar CDs, entrar na internet e fazer uma série de coisas sozinha”, afirma. “O computador nos dá acesso a um mundo novo. Através da internet, eu posso fazer pesquisas e ficar informada sobre o que acontece no mundo.”

Já o dentista aposentado Paulo Bueno Brandão, de 77 anos, resolveu fazer o curso para se comunicar mais facilmente com a filha que vive em São Paulo, primos que estão em Portugal e uma sobrinha que está na Itália: “Já tenho e-mail e estou comprando meu próprio computador. Foram meus filhos que me convenceram a fazer um curso e hoje enxergo a internet como um recurso a mais para que eu possa me comunicar”, conta.

Serviços

Diante do crescente interesse dos idosos pela informática, já estão surgindo na internet páginas e serviços especialmente voltados a eles. Um exemplo é o site da central de reservas de hotéis Hotel Desconto (www.hoteldesconto.com.br), que há três semanas oferece em suas páginas um link especialmente voltado ao público da terceira idade. “Fizemos uma pesquisa e identificamos o aumento de internautas com mais de 60 anos. Depois que criamos um espaço especial para os mais idosos, nossa página está sendo bastante visitada”, informa o gerente de marketing da Hotel Desconto, Leonardo Silvino.

Voltar ao topo