Índios vão participar de evento da ONU

Indígenas de 22 etnias estão participando, em Curitiba, de um curso preparatório para a 8.ª Conferência das Partes Sobre a Conservação da Diversidade Biológica (COP 8). O evento, que será realizado no mês de março na capital, é promoção da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo resultado da Conferência Mundial Eco 92.

O coordenador da participação indígena na CPO 8, Marcos Terena, diz que esse encontro é o primeiro que está sendo realizado para capacitar os índios para a participação no evento. A partir de janeiro um escritório indígena será montado em Curitiba, para que essa preparação seja intensificada. Segundo Terena, essa será a primeira vez que os povos indígenas vão participar efetivamente sobre as discussões da biodiversidade brasileira. ?Não queremos participar apenas como elementos folclóricos. Por isso estamos nos preparando para podermos passar nossa experiência?, afirmou.

O Brasil possuí segundo Marcos Terena, mais de 200 povos indígenas, e cada qual com um conhecimento e cultura ancestral diferentes. O País é considerado estratégico para a biodiversidade mundial, sendo que grande parte dessas áreas ficam em terras indígenas, ?mas nas discussões nós não fomos os protagonistas, e sempre existe algum especialista que fala por nós. Por isso estamos nos preparando?. Terena diz que a COP 8 será um laboratório para outros setores, pois pretendem assumir as discussões também em outras áreas. 

Voltar ao topo