Índice de mortalidade infantil cai 43%

Fraldas, roupas, cueiros, toalha e cobertor estão ajudando a reduzir o índice de mortalidade infantil nos Campos Gerais. Estes produtos compõem um enxoval para o bebê doado pela empresa Rodonorte para as gestantes que completam o pré-natal em Ponta Grossa. O repasse faz parte do Programa Parto Humanizado, realizado com o objetivo de motivar as gestantes para a realização do pré-natal, já que está comprovado que o acompanhamento médico adequado contribui fundamentalmente para reduzir os riscos da gravidez, e conseqüentemente diminuir a mortalidade infantil.

Com três anos de existência o programa já contribuiu para a redução de 43% do índice de mortalidade infantil em Ponta Grossa. No ano de 2000 eram registradas 22,8 mortes para cada 1000 nascidos vivos. Três anos depois, o índice caiu para 13,04. Os dados são do Instituto de Saúde de Ponta Grossa e mostram que o índice do município está bem abaixo da média brasileira.

Em 10 anos, a mortalidade infantil no Brasil teve queda de 35%. O número de óbitos entre crianças com menos de um ano de idade passou de 42,6 por 1.000 em 1992, para 27,8 por 1.000 em 2002. Os dados constam da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para receber o enxoval do Programa Parto Humanizado, a futura mamãe só precisa realizar as seis consultas de pré-natal na rede pública de saúde. De acordo com o medico responsável pelo programa e diretor do Centro da Mulher em Ponta Grossa, Norton Arruda Hilgenberg, o repasse funciona como um incentivo para gestante. “Com a realização deste programa, o número de gestantes que passou a completar o pré-natal na cidade saltou de 20 para 250 por mês”, explica ele.

O enxoval é composto por fraldas, roupas para o recém-nascido, cueiros, toalha de banho, cobertor, sacola, entre outros. “Para a grande maioria das gestantes este é o único enxoval do bebê”, explica o médico, lembrando que 45% das gestantes atendidas têm idade entre 23 e 32 anos e sobrevivem com renda familiar de apenas um salário mínimo de acordo com pesquisa socioeconômica realizada no dia da entrega dos enxovais, sempre na última quarta-feira do mês. Em três anos, o Programa Parto Humanizado já atendeu perto de sete mil gestantes.

Junto com o enxoval, as futuras mamães recebem materiais educativos sobre os benefícios de um acompanhamento médico adequado para uma gravidez segura, e os cuidados que devem ter com a criança nos primeiros meses de vida. Elas também assistem palestras sobre a importância do aleitamento materno proferidas pelas líderes comunitárias da Pastoral da Criança e por funcionárias do Banco de Leite de Ponta Grossa.

No desenvolvimento do programa, as líderes comunitárias da Pastoral da Criança têm participação importante porque elas atuam diretamente nas comunidades.

Voltar ao topo