Litoral

Incêndio coloca em risco ponto turístico da Ilha do Mel. Veja o vídeo!

O vídeo foi feito pelo fotógrafo Carlos França, que colaborou com a Tribuna do Paraná.

O Morro do Farol, famoso local turístico da Ilha do Mel, está em chamas desde a madrugada desta segunda-feira (31). Segundo informações iniciais, a suspeita do Corpo de Bombeiros é de que as chamas tenham sido provocadas por ação humana. O Farol das Conchas, que dá nome ao local, não foi atingido pelo fogo. O fogo, que chegou a ser contido e quase extinto por volta das 8h, retornou com força horas depois.

Segundo informações da corporação, bombeiros de quatro cidades do litoral foram acionados para ajudar no combate às chamas, que seguiram durante toda a madrugada e o dia de segunda, e consumiram entre três e quatro mil metros quadrados da vegetação. No começo da tarde, o trabalho dos bombeiros continuava e não havia perspectivas para ser encerrado, já que o acesso aos focos maiores é complicado e o vento ajuda as chamas a se alastrarem o tempo todo.

De acordo com relatos de moradores, as chamas começaram por volta da meia noite, e os ilhéus foram os primeiros a subirem o morro para tentar combater o fogo. Agentes da Polícia Ambiental ajudaram na tarefa.

Mesmo com equipes da corporação no local para evitar o surgimento de novos focos, o fogo voltou a tomar conta da mata no morro.

Para o tenente Rodrigo Guilherme Malaquias da Silva, da equipe que atua no combate às chamas desde a manhã, um novo princípio de incêndio foi detectado por volta das 9h, tão logo as temperaturas começaram a subir e o vento ficou mais forte. Contudo, os focos estão em uma área muito íngreme, onde o acesso é praticamente impossível – o que tem dificultado, e muito, o trabalho dos bombeiros.

“Esses novos focos ficam bem na encosta, em uma área muito íngreme. Então, nosso trabalho tem sido praticamente só de contenção, para não deixar passar para o outro lado do morro. Como a gente não consegue chegar nos focos maiores, é só segurar para não chegar mais para cima”, relata o tenente.

Ainda segundo ele, uma nova equipe será deslocada para monitorar as chamas durante a tarde e, caso seja necessário, haverá uma escala de trabalho noturna no local.

As chamas não chegaram ao Farol das Conchas, que fica no Morro. Em nota, a Capitania dos Portos do Paraná lamentou o ocorrido e confirmou que a estrutura não foi danificada. O Farol das Conchas presta serviço de auxílio à navegação nas proximidades do canal de acesso à Baía de Paranaguá.

Susto

A chamas altas assustaram turistas que estão na Ilha do Mel para as festas da virada do ano. Por causa do tempo seco e do vento forte que fazia no momento em que o incêndio começou, era grande o medo de que as chamas se espalhassem muito rápido, atingindo ainda outros pontos da Ilha.

“Eu estava a mais ou menos uns 4 quilômetros do Morro, mas dava para ver muito bem porque aqui é um breu, sem poste, sem luz. E foi assustador porque está tudo muito seco, muito calor e na hora estava ventando bastante também”, relata a estudante Phaenna Assunção, 22 anos.

Ainda segundo Assunção, os comentários na Ilha sobre as causas do fogo vão de encontro ao que o Corpo de Bombeiros evidenciou: de que pessoas possam ter dado início ao incêndio. “Tinha um rapaz perto de mim na hora e ele disse que tinha gente brincando com um negócio de fogo lá no Morro. Pelo jeito realmente foi provocado”.

Os bombeiros informaram que, apesar da suspeita, as causas ainda estão sendo investigadas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Incêndio destrói pousada no litoral do Paraná