Incêndio destrói fábrica da Sadia em Toledo

Um incêndio destruiu ontem uma fábrica de empanados e cozidos da Sadia, em Toledo, na região oeste do estado. Nem mesmo os 28 homens do Corpo de Bombeiros da cidade, apoiados por profissionais de Cascavel, conseguiram impedir que o fogo destruísse completamente o local. O fogo só foi controlado no início da noite. Cerca de 600 funcionários trabalhavam quando o incêndio começou, por volta das 16h15. Ninguém ficou ferido.

Uma enorme nuvem de fumaça se formou, podendo ser vista a quilômetros de distância. O prédio, no entanto, foi evacuado rapidamente, sem o registro de feridos. Centenas de pessoas se aglomeraram nas imediações para ver a proporção da tragédia, entre eles funcionários que iriam iniciar o seu turno de trabalho. Policiais militares e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito isolaram a área diante dos riscos de explosão. A fábrica teve perda total e a preocupação maior dos bombeiros era de refrigerar os tanques de amônia, diante de riscos de explosão pelo calor intenso.

Segundo o relato de funcionários da fábrica, o incêndio começou numa das linhas de produção. ?Tão logo os funcionários viram fumaça foram abertas as portas de emergência e todos os funcionários saíram rapidamente?, contou um dos funcionários do setor, que preferiu não se identificar.

População da cidade acompanhou de perto as chamas no local.

Segundo ele, houve bastante correria, mas todos os funcionários saíram rapidamente e em segurança. Ele afirmou ainda que os funcionários somente perceberam a gravidade do ocorrido na parte externa da empresa, uma vez que internamente o incêndio parecia de pequenas proporções. A linha onde aconteceu o acidente entrou em operação há menos de um mês.

A planta abrigava material altamente inflamável, incluindo plástico, isopor, papelão, óleo utilizado para frituras e tanques de amônia, além de gás utilizado para a refrigeração, que é altamente inflamável e tóxico, caso inalado.

A assessora de imprensa da empresa, Lizete Kreutz, afirmou que a preocupação maior da empresa era com a segurança das pessoas. Segundo ela, o sistema de segurança funcionou, com a evacuação rápida. A assessora lamentou a confirmação de perda total da planta, que servia como fábrica modelo, onde foram investidos aproximadamente R$ 150 milhões.

A Sadia deve emitir hoje um comunicado oficial sobre o acidente, avaliando as proporções dos prejuízos. Até ontem, a empresa não sabia o que provocou o incêndio. A empresa é a maior de Toledo, e emprega cerca de sete mil funcionários diretos. (Colaborou Prefeitura de Toledo).

Voltar ao topo