Inauguração do Palladium é marcada por confusão com alvará

O shopping Palladium – o maior shopping center do sul do país – abriu as portas para o público na manhã desta sexta-feira (9). Porém, a abertura do local está causando polêmica, já que o shopping não tem alvará de funcionamento por razões que envolvem falta de segurança no ambiente. O chefe do setor de Vistoria do Corpo de Bombeiros, tenente Ivan Ricardo Fernandes, disse que há várias irregularidades: "o local não possui mecanismos necessários para sanar qualquer situação que possa gerar pânico".

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Curitiba, fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo notificaram, nesta manhã, a empresa administradora do Shopping Palladium pela abertura do empreendimento sem o devido alvará de funcionamento. A empresa tem 15 dias corridos para apresentar o alvará. As secretarias municipais de Urbanismo e Finanças ainda não receberam o laudo da vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros no Shopping Palladium. O laudo é obrigatório para emissão de alvará para centros comerciais. A abertura de qualquer empreendimento comercial sem alvará está sujeita a sanções legais, que iniciam por notificação, passam por autuação (multa) e podem chegar a embargo.

Ministério Público

O órgão protocolou nesta manhã uma ação civil pública com pedido de interdição do Palladium. O promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, autor da ação, disse que assim como o comércio pequeno precisa ter o alvará de funcionamento, o grande deve ter também. Em entrevista à Rádio CBN, ele ainda afirmou que enquanto o estabelecimento não tiver aprovação do Corpo de Bombeiros e o alvará de Prefeitura, não deve funcionar. Para ele, a Prefeitura deveria ter feito a notificação antes – que foi dada nesta manhã. E, que o Ministério Público, só ficou sabendo da situação e das irregularadades no fim da tarde de quinta-feira (8) pela imprensa. O promotor garantiu que a atuação do Ministério Público é "um dever com o contribuinte para proporcionar segurança no dia-a-dia". Ele esclareceu que o alvará que o shopping alega ter é, na verdade, o alvará que as lojas têm de abastecimento com produtos e instalação. Deliberador acredita que até o fim desta sexta-feira (9) sai a decisão do juiz da 3ª Vara Cívil.

Shopping Palladium

Já a assessoria de imprensa do shopping afirmou que, por volta das 10h45 desta manhã, o alvará provisório, que venceu na quinta-feira (8) , foi renovado por mais 15 dias; quando entrarão com o pedido de renovação do mesmo ou de um alvará definitivo.

A inauguração para o público aconteceu às 11h, como previsto. Três mega stores acompanharam o shopping e também começaram a funcionar nesta sexta-feira (9). Muitas pessoas estavam no local e devem continuar movimentando o novo shopping. 

Na noite de quinta-feira (8), o evento de abertura foi fechado para convidados, com a presença do prefeito de Curitiba Beto Richa e o vice-governador Orlando Pessuti.

A inauguração antecipada não passou despercebida. A turismóloga Letícia Niederauer, de 27 anos, que participou da abertura na quinta-feira (8), contou que viu muita coisa que não gostou: bagunça, poeira, lajotas quebradas, lata de tinta ao lado da escada rolante e buracos. Segundo a convidada, uma moça teria pisado em um buraco e caído. "Está inacabado. Vai ficar bonito daqui um tempo, mas não agora. Não está pronto", relatou.

Saiba mais:
Shopping Palladium espera faturar R$ 500 milhões por ano
Mister Palladium
Palladium Shopping Center inaugura em Curitiba no dia 1º de maio

Voltar ao topo