Igreja Católica dá enfoque à segurança

Com o tema da segurança pública, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade deste ano acontece hoje, às 19h30, em celebração ecumênica na Catedral da Arquidiocese de Curitiba, onde também será lançada a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, pelas pastorais da juventude.

Algumas das iniciativas propostas pela campanha destacam a criação e expansão de penas alternativas e reivindica Pastoral Carcerária em todas as unidades prisionais, para que todos tenham assistência religiosa. “Passamos por um período desafiador de violência e precisamos unir forças para superá-lo”, comenta o arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti.

A presença das drogas em atos violentos também é destacada pelo bispo auxiliar dom Dirceu Vegini e, para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira, é necessário ampliar a integração da sociedade na discussão sobre a segurança pública. Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também estão integradas na campanha de 2009.

Entre as atividades já programadas está uma conferência, na próxima terça-feira, às 19h, no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e um seminário sobre a violência na Câmara de Vereadores de Curitiba, em maio.

Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha é lançada desde 1962 na Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa.

Voltar ao topo